Cidades

O papel do jornalismo

Correio Braziliense
postado em 07/04/2020 04:37
Nesse momento, o jornalismo profissional se reafirma como fonte confiável e clara, segundo o professor Alberto Marques. “Pesquisas mostram que as pessoas tendem a buscar a imprensa nesse momento. O jornalismo cumpre o papel de levar informações e desmentir as fake news”, ressalta. Uma pesquisa recente do Datafolha mostrou que os meios de comunicação mais confiáveis para a população, a respeito de atualizações sobre a Covid-19, são os programas jornalísticos de TV  (61%) e os jornais impressos (56%). As rádios e os sites de notícia estão em seguida, com 50% e 38%, respectivamente.

No Correio, a empresa cumpre o papel como veículo de comunicação, buscando sempre levar notícias verídicas e de qualidade para a população. As equipes estão a todo momento em contato com especialistas e com as fontes oficiais para deixar a sociedade atualizada sobre todas as ações e fatos relacionados ao coronavírus. Todas as informações que chegam são checadas pelos repórteres e apenas são veiculadas depois de constatada a veracidade.

Para combater a propagação de fake news, o Correio conta com um núcleo de checagem, o Holofote. A iniciativa tem o objetivo verificar se as notícias que circulam nas redes sociais são falsas ou verdadeiras. As informações são checadas com base em bancos de dados públicos, estudos científicos, pesquisas, especialistas, entre outras fontes dos jornalistas.


Checagem de informação
Está em dúvida se a notícia é verdadeira? Envie uma mensagem para o WhatsApp (99555-2589) ou um 
e-mail para holofote.df@dabr.com.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags