Cidades

Coronavírus: Juíza da VEP-DF informa que não há presos contaminados

Informação foi divulgada após Secretaria de Segurança Pública anunciar que cinco agentes penitenciários estavam infectados

Correio Braziliense
postado em 07/04/2020 21:29 / atualizado em 14/09/2020 18:56
foto mostra agentes penitenciários na papudaA juíza da Vara de Execução Penais do Distrito Federal (VEP-DF), Leila Cury, informou que não há presos contaminados pela Covid-19 nos sistemas prisionais da capital. A informação foi divulgada após notícia de que cinco agentes penitenciários estão infectados pelo novo coronavírus, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, nesta terça-feira (7/4). Os servidores atuam no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda.
 
De acordo com a magistrada, a equipe de saúde prisional segue rigorosamente um protocolo para agir em casos de surto, e que a rotina dos agentes penitenciários é controlada. Caso eles apresentem ou relatem algum sintoma da Covid-19, são encaminhados diretamente para o serviço médico. Com o teste positivo, os funcionários entram em licença. “Foi exatamente o que aconteceu com esses agentes contaminados”, explica a magistrada.
 
Os internos que chegam ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR) ficam separados dos demais, por um período de 14 dias. Caso apresentem sintomas, recebem o  tratamento indicado. Os presos do grupo de risco (cardiopata, hipertensos, diabéticos, HIV e outros) também foram levados para uma ala separada, na qual recebem monitoração contínua da equipe médica.
 
O diretor do CIR, João Vitor da Anunciação, ressaltou que os procedimentos nos complexos penitenciários são de contato zero com os internos. “O procedimento padrão ou rotineiro é o agente não tocar ou não ter o contato com os internos”, relata. Além disso, a unidade adota rotinas de limpeza e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) pelos agentes penitenciários . “Diariamente, as áreas comuns onde transitam internos e agentes são limpas com hipoclorito de sódio três vezes ao dia”, acrescenta o diretor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags