Cidades

Idosos sem moradia adequada serão hospedados no Brasília Palace Hotel

Brasília Palace se prepara para receber, ainda neste mês, até 300 pessoas sem moradia adequada durante a pandemia

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 06:00
Hotel mais antigo de Brasília vai oferecer aos idosos, além de moradia, espaço para oficinas e atividades como costura de máscaras de tecidoO Brasília Palace, o hotel mais antigo de Brasília, prepara as acomodações para receber até 300 idosos, com idade acima de 60 anos, sem moradia adequada durante a pandemia de coronavírus. A equipe da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou, ontem, uma visita técnica ao local. 

A previsão é de que os hóspedes comecem a chegar ainda neste mês. Eles serão distribuídos em 150 quartos. O projeto “Hotelaria Solidária” faz parte do programa “Via Vida Vale Muito”, desenvolvida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). 

Durante a visita ao hotel, a secretária da Sejus, Marcela Passamani, vistoriou os quartos e identificou os espaços onde ocorrerão oficinas e atividades planejadas ao público idoso. A ideia, segundo a pasta, é pensar em atividades que explorem as habilidades dos hóspedes. Entre elas, está a oficina de costura de máscaras de tecido para uso próprio ou doação. “Também estamos pensando em atividades ao ar livre, mas seguindo os critérios de segurança e sem aglomeração. A partir dessa visita, conseguimos fechar um plano de fluxo dos idosos no hotel, montar um calendário de atividades e uma rotina para eles”, detalhou Passamani. 

 Após serem recebidos, os idosos devem passar por exames e testes conduzidos pela Secretaria de Saúde, que prestará cuidados médicos, garantindo a eficácia do isolamento. Levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que o DF tem 14 mil idosos em moradia inadequada. “São pessoas que vivem sem condições de isolamento social dentro da própria casa”, afirmou a secretária. 

Critério
Ao Correio, a Sejus informou que a lista com as pessoas contempladas — critério com base no local onde residem, questão de saúde e idade (obrigatório ser acima de 60 anos) — a se hospedaram no Brasília Palace está pronta, e agora “é fazer o pente fino”. 

De acordo com a Sejus, a finalidade é oferecer estratégias efetivas de distanciamento social para os idosos. Contudo, os contemplados não serão obrigados a aderir à moradia temporária. O Governo do Distrito Federal (GDF) pagará à rede hoteleira uma tarifa solidária, que não corresponde à diária cobrada de hóspedes.

A Secretaria afirmou que busca parceria com outros hotéis da capital. Poderão participar do programa os hotéis que estejam dispostos a abrigar exclusivamente os idosos, ou seja, não podem ter outros hóspedes, como forma de garantir o isolamento social desse público. Além disso, deverão seguir também os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo.

Adote um Idoso

Outra parte do programa “Sua Vida Vale Muito” é a campanha “Adote um Idoso”, que mobiliza jovens e adultos para exercerem atividades do dia a dia para os idosos, como ir ao mercado e à farmácia. O objetivo é dar condições para que eles não precisem sair de casa. A iniciativa será executada em conjunto com a Sejus, por meio do "Programa Voluntariado em Ação". Os voluntários poderão se cadastrar no portal www.portaldovoluntariado.df.gov.br, que já conta com 26 mil inscritos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags