Cidades

Fecomércio arrecada equipamentos para combater o Covid-19 no DF

3 mil máscaras faciais serão providenciadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 22:36
3 mil máscaras faciais serão providenciadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para ajudar no combate ao coronavírusO setor produtivo segue arrecadando materiais e equipamentos que auxiliem no enfrentamento ao coronavírus no DF. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), produzirá 3 mil máscaras faciais. A Fecomércio integra, junto com outras entidades do setor, o Comitê de Emergência Covid-19, instituído em 25 de março pelo Governo do Distrito Federal (GDF), para angariar recursos que ajudem no combate à pandemia.

Desde as primeiras medidas articuladas entre o governo local e o empresariado, a Federação recebe benfeitorias que vão desde bens móveis, valores em dinheiro, insumos e equipamentos. As doações em dinheiro devem ser creditadas, exclusivamente, na conta corrente estabelecida por decreto governamental: Agência 0100-7, Conta Corrente: 062.958-6, CNPJ: 00.394.684/0001-531, Banco 070 – Banco de Brasília (BRB). 

Bens móveis e imóveis, insumos e equipamentos, devem ser entregues à Secretaria de Economia, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 1, lote H. Não há incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Transmissão e Doação (ITCD) referente às benfeitorias.

De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, a iniciativa reforça o comprometimento do setor produtivo de Brasília em contribuir para amenizar a crise causada pela pandemia. “Sabemos da gravidade da situação e estamos procurando amenizar os problemas’, pontuou Maia, que representa a Fecomércio junto ao Comitê de Emergência. Segundo ele, a federação mantém diálogo constante com o executivo local com o objetivo de buscar alternativas e reduzir os impactos da crise no comércio

Secretário executivo do comitê e vice-presidente da Fecomércio-DF, Álvaro Silveira Júnior, disse que a entidade também está em contato com fornecedores para conseguir respiradores. “Esse projeto é de suma importância para darmos celeridade nas compras de equipamentos essenciais para o combate contra a doença”, pontuou.

Comitê

O Comitê de Emergência Covid-19 é responsável por planejar e coordenar campanhas de arrecadação das doações. A composição do grupo foi publicada, em edição extra do Diário Oficial do DF de terça-feira (7/4).
 
A rede de captação é formada por integrantes de diversos órgãos e entidades. Entre eles, as Secretarias de Economia, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Justiça e Cidadania. Instituições como Fecomércio-DF, Federação das Indústrias (Fibra-DF), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape-DF), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF), e a Associação Comercial (ACDF) também compõe o colegiado.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags