Correio Braziliense
postado em 10/04/2020 04:05
Diante da pandemia de coronavírus, sair de casa se tornou um risco, maior ainda para os grupos mais vulneráveis à Covid-19. Até mesmo atividades cotidianas como fazer compras de supermercado e farmácia viraram um desafio. Para facilitar a vida das pessoas, a startup brasiliense Oito disponibilizou em sua plataforma o canal Entrega Solidária. Com essa ferramenta, voluntários podem ajudar integrantes do grupo de risco disponibilizando-se para fazer compras para eles.
O serviço de entrega é completamente gratuito: quem solicita paga apenas pelos produtos requisitados. O contato da pessoa que pede o serviço é feito diretamente com quem está cadastrado na Entrega Solidária. A plataforma apenas oferece o meio, mas não interfere na comunicação entre os envolvidos. Quem solicita o serviço realiza o pagamento do produto diretamente para o entregador, que, na hora da entrega, apresenta a nota fiscal.
Para o pagamento, também vale utilizar métodos digitais, como transferências bancárias ou aplicativos. “O objetivo da Entrega Solidária é ajudar as pessoas, principalmente as que pertencem a um grupo de risco e que, por precaução, não devem, em hipótese alguma, sair de casa”, explica Karine Gonzaga, cofundadora da startup Oito. “Assim, quem não faz parte do grupo de risco pode ajudar quem faz. É uma maneira de ajudar ao próximo, de olhar mais para o outro”, diz.
A professora aposentada Maria das Graças do Nascimento Ferreira, 58 anos, moradora de Planaltina, já se beneficiou do serviço. “Ainda existem pessoas que estão dispostas a ajudar, é um ato de caridade, um trabalho solidário”, elogia.
Entre os voluntários, está a estudante de enfermagem do Iteb Carmen Silvana Pereira de Santana, 25. A jovem usa carro para fazer as entregas. “Estamos vivendo uma situação bastante peculiar e difícil. Eu tenho avós que estão no grupo de risco, não podem sair e, mesmo assim, precisam fazer compras para sobreviver”, diz. “É gratificante saber que estou ajudando quem precisa. Posso até mesmo estar salvando uma vida”, afirma a moradora de Sobradinho.
Ficou interessado?
» Tanto para se tornar voluntário quanto para ter acesso ao serviço de Entrega Solidária, você pode acessar o site da Oito ou usar o aplicativo da startup, disponível para iOS.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.