Cidades

Eixo capital

Correio Braziliense
postado em 11/04/2020 04:05


Sem Morro 
da Capelinha
A tradicional encenação da Paixão de Cristo do Morro da Capelinha foi cancelada neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, adiar o evento estava nos planos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa desde antes. Ao analisar os processos de organização e de captação dos recursos, a equipe da pasta, sob o comando de Bartolomeu Rodrigues desde o fim de 2019, não gostou do que viu e planejava deixar de apoiar o evento em 2020 para exigir um trabalho mais rigoroso no próximo ano. Com a chegada da Covid-19,o cancelamento, no entanto, foi antecipado e evitou parte do desgaste para justificar  a decisão. 


Telemarketing em investigação
O Ministério Público do Trabalho abriu inquérito para apurar denúncias de que empresas de telemarketing estão descumprindo normas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus. A investigação foi aberta a partir de representação do deputado distrital Fábio Felix (PSol). No pedido, embasado em relatos de funcionários e familiares, o parlamentar cita dez empresas, nas quais haveria aglomeração, equipamentos compartilhados sem higienização e desrespeitos aos limites mínimos de distância. 


Acesso mais fácil ao FCO
Sancionada nesta semana, a chamada MP do Agro (Lei n° 13.986/2020) facilitou o acesso de empreendedores ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Isso porque agora as cooperativas de crédito também poderão ofertar recursos por meio do FCO. O aumento das instituições que autoriza, a prestar o serviço, na visão do setor agropecuário, permite que a negociação seja mais vantajosa para os empresários, que terão mais opção de escolha e acesso mais amplo aos valores.



Novas escolas
A Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) publicou aviso de licitação para a construção de novas escolas em diversas regiões do DF. A concorrência ocorrerá em 6 de maio e o valor estimado da contratação é de R$ 115,5 milhões. 



Acolhimento
O Autódromo Nelson Piquet foi transformado em um acampamento pelo GDF nos últimos dias. A intenção é dar abrigo a centenas de pessoas em situação de rua e diminuir a exposição delas ao novo coronavírus. No local, o governo oferece medidas de higiene e alimentação. Cada um poderá permanecer no espaço por 90 dias. 



Nome limpo na pandemia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, um projeto de lei que proíbe a negativação de inadimplentes nos sistemas do Serasa e do SPC durante o período que durar a crise provocada pelo coronavírus. A deputada federal pelo DF Flávia Arruda (PL) é uma das autoras da proposta, que agora segue para avaliação do Senado. “Nesse projeto, estamos tratando simplesmente de pessoas que vão precisar de todo o apoio necessário. Muitas vezes, a pessoa mais humilde só tem o nome e ela pode ter de escolher entre pagar um boleto e comprar comida”, disse a deputada. 


Só papos


“Eu tenho o direito constitucional de ir e vir. Ninguém vai tolher minha liberdade de ir e vir.”
Jair Bolsonaro, 
presidente da República 



“Qual será o custo humano da irresponsabilidade de Bolsonaro?”
Guilherme Boulos (PSol),
candidato à Presidência da República em 2018
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags