Cidades

Caesb produz máscaras de proteção contra o coronavírus

Companhia pede doação de insumos para aumentar a produção de equipamentos. Objetivo é doar excedente para Secretaria de Saúde

Correio Braziliense
postado em 14/04/2020 10:41
As máscaras podem ser produzidas com impressoras 3D e devem ser usadas junto com máscaras cirúrgicasA Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está produzindo, com uma impressora 3D, máscaras “face shield” para proteger os funcionários que estão na linha de frente para a continuidade dos serviços essenciais. A empresa pretendeexpandir a produção e, no futuro, doar equipamentos para a Secretaria de Saúde.

As máscaras são compostas por uma viseira transparente – feita com folha de acetato –, e um suporte para a cabeça produzido na impressora. A ideia é que a Companhia complemente, com essas máscaras, os equipamentos de proteção individual (EPIs) já usados pelos empregados.

O trabalho de produção é coordenado pelos engenheiros mecânicos da Caesb, Marcos Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento, e Eduardo Burgos, coordenador de Desenvolvimento da Manutenção.

Inicialmente, a produção dos protetores faciais é para utilização dos operadores das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A expectativa é entregar as máscaras ainda esta semana para os operadores da Caesb. Com resultados positivos, o objetivo da Companhia é expandir a produção e, com ajuda de doações, fazer máscaras para outros profissionais.

O Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou que esta é uma iniciativa importante para proteger a vida dos profissionais que oferecem à população serviços essenciais que não podem ser interrompidos.


Como funciona a produção

No computador, a base da máscara é desenhada em formato 3D e enviada para a máquina, onde é impressa com 65 finas camadas de plástico. A viseira é cortada manualmente e nada mais é que uma folha de acetato. Depois, é feita a montagem.

Os primeiros protótipos foram feitos de plástico ABS, mas os empregados fizeram adaptações e mudaram para o PLA – por ser mais barato e apresentar a mesma eficiência. Esse tipo de plástico é usado na fabricação de embalagens de cosméticos, de alimentos, garrafas, vidros, canetas, produtos médicos, entre outros.

Não houve gasto financeiro adicional na fabricação das máscaras para a Caesb, uma vez que o material utilizado está disponível em estoque na empresa. Antes do coronavírus, o plástico e a impressora eram utilizados para a produção de peças de fundição dos equipamentos da Caesb e peças em plástico para a manutenção industrial. O aparelho eletrônico moderno é americano e foi adquirido pela Companhia no fim de 2018.

Todo o processo para a fabricação de duas máscaras leva duas horas e as peças já saem da impressora com o nome da Caesb. O custo de cada item é cerca de R$ 15 reais. As primeiras beiravam os R$ 40, mas as adaptações feitas pelos empregados permitiram a redução significante dos custos.

Alta demanda 

Com o aumento de casos de Covid-19, a alta demanda por esse tipo de material – considerado essencial para o trabalho dos profissionais da saúde – provocou escassez no mercado.

Pensando nisso, a Caesb pensa em produzir máscaras “face shields” para doar à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, fazendo com que esses EPIs cheguem às mãos de quem vai salvar vidas, atendendo casos de coronavírus.

Mas, para isso acontecer, a Caesb precisa de doações para adquirir novos materiais usados na produção e até uma nova impressora em 3D. Interessados em ajudar podem entrar em contato por meio do telefone 3312-2062, ou dos e-mails eduardoburgos@caesb.df.gov.br ou marcosbarboza@caesb.df.gov.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags