Cidades

Covid-19: HUB cria projeto para cuidar da saúde mental dos profissionais

O Projeto Cuidar é voltado somente para os profissionais do hospital. Iniciativa surgiu para melhorar a saúde mental dos trabalhadores durante a pandemia

Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 12:45
O Projeto Cuidar oferece atendimentos presenciais e virtuais para todos os prestadores de serviço do hospitalO Hospital Universitário de Brasília (HUB) criou um projeto para apoiar os profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19. Como forma de acolhimento desses trabalhadores, o Projeto Cuidar oferece atendimentos presenciais e virtuais para todos os prestadores de serviço do hospital. 

O programa é realizado pela Comissão de Humanização e pelas unidades Psicossocial e de Reabilitação do HUB e conta com psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e profissional de educação física. São oferecidos atendimento psicológico e psiquiátrico presencial e on-line, massagem, reiki, atividades manuais para reestruturação da rotina, relaxamento e alongamento. 

A iniciativa ajudou bastante quem precisou do atendimento. É o caso da técnica em enfermagem Elenice Pinheiro que, para não expor a família ao risco de contágio por Covid-19, decidiu se afastar do filho e da mãe, o que deixou a profissional bastante abalada. “Consegui expressar tudo que estou passando, meus sentimentos. Ele me ouviu e me deu dicas de como manter o contato com minha família, como se aproximar mesmo nesse momento distante”, relata. 

Segundo a  chefe da Unidade Psicossocial, Silvia Furtado, “é muito gratificante poder ajudar nossos colegas nesse momento tão difícil. Os profissionais estão retornando, o que mostra que estão gostando do trabalho. E os atendimentos também contribuem para nossa saúde mental”, garante.  

Para ter acesso ao projeto, os profissionais precisam agendar um horário para cada atividade, mas nos casos de crise, o atendimento é imediato. Também faz parte do projeto a distribuição em várias áreas do hospital de telas de lettering com mensagens motivacionais. Os canais de agendamento estão sendo divulgados internamente.
 
 
*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags