Cidades

Justiça volta a negar prisão domiciliar para detentos em grupo de risco

A Defensoria Pública solicitou uma segunda análise do caso, mas juíza manteve decisão

Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 20:38
Para a magistrada, os casos de Covid-19 em policiais penais e internos não surpreendem a Justiça nem gestores, tendo em vista o planejamento feito anteriormenteNovo pedido da Defensoria Pública para conceder prisão domiciliar para detentos que integram o grupo de risco do novo coronavírus voltou a ser negado pela Justiça. A segunda análise foi solicitada com base no .

Na decisão, publicada nesta quarta-feira (15/4), a juíza da Vara de Execuções Penais do DF voltou a ressaltar a inviabilidade de se isolar por completo o ambiente carcerário do contexto externo. Também explicou que o plano de ação formulado para enfrentar a pandemia dentro do sistema foi pensando para socorrer todas as necessidades.
 
"Tanto no aspecto preventivo, no sentido de isolar os presos mais vulneráveis dos demais, reduzir ao máximo a circulação de pessoas, suspender visitas e benefícios externos, intensificar a higiene, impor quarentena aos presos recém-chegados, dentre outras, como também do ponto de vista do enfrentamento da doença, quando ela inevitavelmente fosse detectada no interior de alguma das unidades prisionais”, detalhou. Para a magistrada, os casos de Covid-19 em policiais penais e internos, ao contrário do que quer parecer a Defensoria, não surpreendem a Justiça nem gestores, tendo em vista o planejamento feito anteriormente.

Com relação aos diagnósticos confirmados, a magistrada ressaltou que, até esta quarta-feira, não houve a identificação da doença em qualquer preso com idade superior a 60 anos. Por outro lado, todos os casos suspeitos e confirmados até o momento estão sendo monitorados e tratados pelas equipes de saúde das unidades prisionais.

“Conceder prisão domiciliar de forma indiscriminada, como quer a Defensoria Pública, não é suficiente para livrar os eventuais beneficiados por tal medida do risco de contaminação e, a depender da situação, ao invés de ajudar, poderia vir a prejudicar não só a pessoa presa, como agravar a questão da segurança pública e, ainda, abalar relações domésticas, pois, não raro, dentre o público que se pretendia soltar, há muitos que praticaram seus respectivos crimes tendo como vítimas membros da mesma família ou conhecidos próximos”, analisou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags