Cidades

Curtas 22

Correio Braziliense
postado em 16/04/2020 04:16

» SAÚDE
VACINAS DE ROTINA RETOMADAS

A partir de hoje, a vacina de rotina será retomada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal. A lista inclui tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite, febre amarela, entre outras. Confira o catálogo completo em www.saude.df.gov.br, com todas as doses que voltarão ao calendário de vacinação. A Secretaria de Saúde havia recebido a orientação do Ministério da Saúde para suspender a aplicação de vacinas de rotina durante a primeira fase da campanha contra a Influenza, que terminou ontem. Assim, os postos de vacinação aplicaram, prioritariamente, a vacina contra a gripe no público-alvo estabelecido para o período. A medida foi tomada para reduzir o contato de pais e crianças com os idosos, que são as pessoas que mais têm apresentando complicações devido à Covid-19. Além disso, a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã. Desta vez, fazem parte dos grupos prioritários profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.


» MOBILIDADE
AVANÇA A PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ

Apesar do cenário de crise causado pela pandemia, as negociações para a privatização da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) tiveram avanços. O processo é uma das metas da gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB) e deve alcançar outras empresas públicas distritais, como a CEB e a Caesb. Nesta semana, a Secretaria de Transporte e Mobilidade selecionou o estudo que pode servir de base para um futuro edital de licitação. As empresas Urbi Mobilidade Urbana e Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) formaram consórcio e apresentaram o documento em parceria. Segundo o estudo, a expectativa é de que, com as mudanças propostas, o sistema metroviário do DF aumente a capacidade de atendimento aos usuários em 70%: o total passaria dos atuais 178 mil passageiros em dias úteis para 300 mil.


» LIXO
COLETA TEM NOVAS REGRAS

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) estabeleceu novas regras para a prestação e uso dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. A determinação foi tomada devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. As medidas envolvem tanto o prestador de serviços (SLU) quanto o usuário, que vai precisar embalar os resíduos sólidos de forma mais segura a fim de evitar a infecção dos trabalhadores que fazem a coleta do lixo. As recomendações foram feitas com base em estudos de entidades nacionais e internacionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags