Cidades

Covid-19: três são isolados em Pirenópolis após terem contato com paciente

Depois de testar positivo e de se recuperar, a mulher viajou para o município goiano e teve contato com moradores. A prefeitura declarou situação de calamidade pública

Correio Braziliense
postado em 16/04/2020 15:14
Centro Historico de Pirenópoplis - GO vazioA prefeitura municipal de Pirenópolis declarou estado de calamidade pública após três pessoas terem contato com uma mulher que teve Covid-19. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a paciente testou positivo para a doença em 2 de abril, na capital do estado, Goiânia. Ela esteve na cidade na semana passada, em um condomínio no qual tem duas casas, após ter sido curada. A informação foi confirmada ao Correio na tarde desta quinta-feira (16/4). A decisão deve durar até o fim deste mês.

O condomínio encaminhou uma nota para os moradores locais, relatando a situação. Em um trecho, destaca-se que “a pessoa manifestou apenas sintomas leves, já passou por todo o período da quarentena, encontra-se curada e, no momento, não está na cidade.” A secretaria confirmou a informação e destacou que mantém contato com a moradora de Goiânia.

Apesar de a mulher não estar mais com o vírus, três pessoas que estiveram com ela foram colocadas em quarentena. “Temos uma equipe acompanhando os casos. Mesmo estando em isolamento, nenhum apresenta sintomas”, destacou Junio Pereira, secretário municipal de saúde de Pirenópolis. O representante também frisou que, até o início da tarde desta quinta-feira (16), não há nenhum morador local com suspeita de coronavírus. 


Medidas de contenção da pandemia

Embora nenhuma pessoa ter tido contato próximo com a mulher curada da Covid-19, a prefeitura de Pirenópolis declarou estado de calamidade pública por meio do decreto nº 3.449/2020, publicado oficialmente na última segunda-feira (13). A medida considera a necessidade de prevenção e mitigação de disseminação da doença no município goiano — com exceção de moradores locais. 

A entrada de moradores de outras unidades administrativas e da federação na cidade está proibida. Caso qualquer residente do município transporte turistas e for pego cometendo a ação será multado em 10 salários mínimos e conduzido à delegacia para assinar um termo circunstanciado de ocorrência. Qualquer pessoa que adentrar Pirenópolis assinará  um termo de responsabilidade para cumprir o período de isolamento.

O decreto estipula que estão suspensos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, assim como as atividades das feiras permanentes e livres, dos cinemas, academias, restaurantes, boates, casas de espetáculos, clínicas de estética, salão de beleza e demais comércios do mesmo gênero. 

O turismo local também está proibido e engloba os passeios e visitações a cachoeiras e rios, além das excursões e dos serviços de hospedagem local, como hotéis, motéis, pousadas e hostels. Eventos esportivos em estádios e campos estão proibidos. Atividades religiosas em templos e igrejas estão suspensos. 

O terminal rodoviário da cidade também está fechado e, por isso, o transporte coletivo urbano está suspenso. Todas as indústrias que não forem dos ramos essenciais (saúde, alimentício e hospitalar) devem permanecer com as portas fechadas. Os atendimentos odontológicos, borracharias e oficinas só podem ocorrer em casos de urgência. 

Não estão inclusos na suspensão: laboratórios; farmacêuticas; clínicas psicológicas, de fisioterapia ou vacinação; distribuidora e revendedoras de gás; postos de combustíveis; supermercados; serviços de entrega; agências bancárias; e, por fim, obras públicas relacionadas aos serviços de água, esgoto, saneamento básico, elétrico, telefonia e internet, escolas, postos de saúde e infraestrutura.

Os moradores que precisam sair de casa são obrigados a usar máscaras tanto em locais públicos, quanto privados. Pode-se utilizar máscaras caseiras, desde que sejam seguidas orientações como ter, pelo menos, duas camadas de pano (como por exemplo, algodão, tricoline, TNT) e ter as medidas corretas (cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags