Cidades

Chove mais do que o esperado

Pelo menos em três estações de medição, média de precipitação ultrapassa a quantidade prevista para abril. Previsão é de que o tempo se mantenha encoberto até o fim do mês. Há 60 dias, reservatórios de Santa Maria e do Descoberto atingiram a capacidade máxima

Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 04:05
A previsão é de que o céu se mantenha nublado, com chuvas em áreas isoladas, até o fim deste mês
O volume de chuva no Distrito Federal neste mês ultrapassou a média prevista em algumas regiões, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As estações do Gama, do Paranoá e de Brazlândia excederam o valor esperado (133.4mm). O Inmet analisou o período entre 1ª e 16 de abril. Até o final deste mês, a previsão é de que o tempo se mantenha encoberto e com chuvas em áreas isoladas.

De acordo com Andréa Ramos, meteorologista do Inmet, algumas estações alcançaram a média prevista para abril, que é de 133.4mm (veja Volume de chuva). “Para termos dados concretos, é preciso esperar o mês fechar para ter a certeza de que todas as estações choveram acima do esperado”, afirmou.

Diferentemente deste ano, entre 1ª e 16 de abril de 2019, o volume de chuvas ultrapassou consideravelmente. Com a média de 133.4mm, Brasília registrou 227.9mm, enquanto que na Estação de Brazlândia choveu 190.8mm, seguida pela do Gama (163.4mm), a de Águas Emendadas (138.8mm) e a do Paranoá (111.2mm). “Podemos dizer que, neste período, com certeza, choveu mais. Mas não podemos descartar a possibilidade das fortes precipitações neste ano”, ressaltou. 

Reservatórios
Há mais de dois meses, os reservatórios de Santa Maria e do Descoberto atingiram a capacidade máxima de armazenamento de água (100%), segundo levantamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) de ontem. A bacia de Santa Maria é responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte e a região do Colorado.

Em 16 de abril do ano passado, o cenário era diferente para o reservatório de Santa Maria, que registrava 88,4%. Enquanto que o do Descoberto atingia 100% na mesma data. 

Acidentes
Com o tempo chuvoso e pista molhada, o DF registrou, ao menos, sete acidentes de trânsito ontem. Em Ceilândia, um motorista perdeu o controle do veículo e colidiu contra um muro de uma casa na QNM 23. Nenhum morador ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor apresentava sinais de embriaguez. 

Um pouco mais cedo, às 11h50, um carro perdeu o controle na curva de acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e capotou, atingindo uma caixa de energia do semáforo da ciclovia. O motorista foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Base com dores no corpo. 

Ainda durante a manhã de ontem, foram registrados outros cinco acidentes de trânsito. Por volta das 8h50, um carro capotou na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), em frente à residência oficial do governador, sentido Plano Piloto. A corporação afirmou que este acidente gerou outros quatro ao longo da rodovia, entre colisões de veículos e motocicletas, e mais um veículo capotado.

De acordo com o Inmet, ontem, a umidade relativa do ar permaneceu entre 70% e 100%. A temperatura mínima foi de 18°C, e máxima de 23ºC. 




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags