Cidades

Funcionários de centros de saúde fabricam máscaras para pacientes

Equipe da UBS de Taguatinga confecciona até 40 máscaras por dia: ação ajuda no combate à transmissão do coronavírus nas unidades de saúde

Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 10:06
 
TNT é um dos tecidos utilizados na fabricação das máscarasOs funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Taguatinga têm produzido máscaras caseiras para entregar aos pacientes que se consultam no local. A mão de obra de residentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) estão fabricando até 40 máscaras diariamente.

Os materiais são cortados, costurados e higienizados pelos profissionais de saúde, utilizando os modelos adotados pela Secretaria de Saúde. A ação teve uma repercussão positiva na região, o que inspirou servidores de outras unidades, como a UBS 5 de Taguatinga e UBS 1 de Águas Claras, a irem ao local para conhecer mais sobre a atividade.

A gerente da UBS 1 de Taguatinga, Iraquitânia Bernardo, relata que a produção das máscaras partiu de um temor pela falta do material. De acordo com ela, a falta do produto em países como o Japão, divulgado por veículos de comunicação, motivou a equipe a ajudar os pacientes que sofrem com alguma síndrome respiratória.

“Quando vimos a possibilidade do desabastecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs), usamos o TNT que temos aqui e iniciamos os trabalhos. Agora há máscaras tanto para os pacientes quanto para os servidores”, explica.

Pelas contas da gerente, em média 30 máscaras são entregues todos os dias na UBS 1 de Taguatinga, enquanto o restante é deixado de reserva, em caso de necessidade. Assim que os pacientes deixam a unidade, podem descartar o produto, que é fabricado com uma TNT mais grossa que a habitual, para garantir uma segurança maior na filtragem do ar.

Com informações da Agência Brasília



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags