Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 13:53
Bares e restaurantes do Distrito Federal elaboram um protocolo de segurança para abrirem seus estabelecimentos, junto com outros setores do comércio, a partir de 3 de maio. A liberação para o funcionamento é avaliada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Desde o início de abril, o fechamento vem sendo flexibilizado pelo governo local e alguns setores produtivos voltarem a abrir as portas.
De acordo com Jael Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), o setor propôs ao governador que os estabelecimentos retornem às atividades, baseados em um conjunto de regras. A proposta foi levada a Ibaneis e alguns secretários de governo, em reunião nesta quinta-feira (16/4).
“Vamos abrir de forma gradativa, com um protocolo de segurança que estamos elaborando e vamos encaminhar ao gabinete de crise até a terça-feira (21/4)", disse Jael. Segundo ele, dentre os critérios estão, por exemplo, o distanciamento entre pessoas, o reforço na higienização das lojas e de funcionários e observação da distância mínima de dois metros entre mesas, além de medidas para evitar aglomerações nos locais.
Saiba Mais
A data prevista pelo chefe do Palácio do Buriti para a reabertura do comércio segue a definição do decreto que ampliou o isolamento na capital federal por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governador, as condições atuais apontam para que a liberação de diversas atividades, inclusive de shoppings, ocorram em 3 de maio.
Na terça-feira (14/), o governo local liberou o funcionamento de ópticas e, na semana passada, autorizou que lojas de móveis e eletrodomésticos abrissem as portas para os clientes, além de atividades do Sistema S. Antes disso, também puderam voltar a funcionar as agências bancárias.
Segundo Beto Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o protocolo de segurança que está sendo elaborado pelo setor é suficiente para respaldar comerciantes e clientes no momento em que as portas voltarem a ser abertas. “Temos alguns procedimentos para fazer a tarefa de casa. Vamos construir todo o protocolo. Várias cidades estão liberando a abertura”, disse. De acordo com Beto, medidas como a disponibilização de álcool em gel em cada mesa, a utilização de máscaras e até a medição de temperatura dos funcionários devem ser adotadas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.