Cidades

Saúde abre licitação para adquirir 300 respiradores

A medida faz parte de um esforço de gestão da Secretaria de Saúde para preparar a rede pública para receber pacientes com coronavírus

Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 15:23

A secretaria de Saúde já abriu três licitações para adquirir mais respiradores, mas nenhuma empresa tinha o equipamento para fornecerA Secretaria de Saúde abriu dispensa de licitação para adquirir, de forma emergencial, 300 respiradores (ventiladores pulmonares). Os equipamentos serão utilizados nos leitos de suporte avançado destinados aos pacientes acometidos pela Covid-19 da rede pública. A publicação do processo ocorreu nesta última quinta-feira (16/4) na edição extra B do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) . 

As empresas interessadas em participar da licitação devem enviar suas propostas, o projeto básico e solicitar o ofício de convocação, até às 15h de 24 de abril, por e-mail. As concorrentes precisam apresentar atestados de capacidade técnica e experiência comprovada com equipamentos de saúde.  

Os ventiladores pulmonares no certame são do tipo microprocessado com turbina de ar comprimido medicinal. Em outras palavras, capazes de gerar o próprio ar medicinal, garantindo a intubação do paciente fora da internação intensiva, como nos leitos montados em diversas unidades e hospitais de campanha para pacientes com coronavírus. 

A licitação pede para que as empresas ofertem, no mínimo, 25% do pedido, ou seja, 75 respiradores e de preferência, que já tenham vendido ventiladores pulmonares antes. Além de ser necessariamente do ramo da saúde, cumprir todos os requisitos técnicos, judiciais e fiscais. As instituições com o menor preço vencerão a licitação. 

Devido à pandemia e à crescente demanda por ventiladores pulmonares em todo o mundo, adquirir os equipamentos tem se tornado cada vez mais difícil no mercado. A pasta já abriu três licitações para adquirir mais respiradores, no entanto, nenhuma empresa tinha o equipamento para fornecer. 

Uma medida recente para contornar a situação foi a parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). A entidade ofereceu a manutenção inicial, sem custos, de 50 respiradores defeituosos recolhidos na rede pública de saúde. A estimativa é que em torno de 150 ventiladores pulmonares podem precisar de reparos.

 

Serviço:

E-mail para participar da licitação:  dispensadelicitacao.sesdf@gmail.com.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags