Cidades

Brasília 60 anos: programação especial na internet vai celebrar aniversário

Haverá apresentação de artistas locais, contação de histórias infantis, ações formativas e um festival internacional de cinema, tudo pela internet e de forma gratuita

Correio Braziliense
postado em 18/04/2020 05:00
Haverá apresentação de artistas locais, contação de histórias infantis, ações formativas e um festival internacional de cinema, tudo pela internet e de forma gratuitaBrasília fica um ano mais velha em 21 de abril. Desta vez, a capital federal completa 60 anos e conta com uma comemoração diferente e especial. A festa deixa a habitual concentração na Esplanada dos Ministérios e ganha o mundo virtual. Por meio das redes sociais, artistas locais farão apresentações on-line gratuitas para celebrar a data.

O festival, denominado Cantando para Brasília, começa na manhã de 21 de abril com uma missa celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Em seguida, contações de histórias infantis com Fátima Venzi e Maria Bonita fecham a programação matinal. Então, os músicos da cidade tomam conta da festa. Começando à tarde e invadindo a noite de aniversário, mais de 15 shows — de diversos estilos como samba, axé, sertanejo, pop rock e MPB — estão programados. Uma homenagem à cidade também está sendo preparada, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e um vídeo de artistas locais.

Haverá apresentação de artistas locais, contação de histórias infantis, ações formativas e um festival internacional de cinema, tudo pela internet e de forma gratuita

Milsinho, que carrega o samba de raiz nas veias, é um dos convidados. “Foi um prazer imenso ser lembrado e é uma honra representar Brasília neste momento tão importante. Sempre é bom fazer parte das festas da cidade onde nasci e cresci. Estou muito feliz e empolgado para fazer um show superbacana”, conta o sambista. Outros nomes conhecidos do público candango como Dhi Ribeiro, Nego Rainner, Marcelo Sena, Renata Jambeiro e Túlio Borges também fazem parte do line-up que se apresenta no evento.

O aniversário, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), teve o formato alterado por conta do isolamento social imposto para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a festividade ganhou forma por meios digitais devido à mobilização dos artistas que se dispuseram a fazer uma comemoração digna para Brasília.

Haverá apresentação de artistas locais, contação de histórias infantis, ações formativas e um festival internacional de cinema, tudo pela internet e de forma gratuita

De acordo com informações da Secec, todas as ações realizadas no evento são voluntárias, com artistas locais interessados em participar da homenagem e sem custos aos cofres públicos. A pasta também avisa que o evento não receberá doações e contribuições para ajudar no combate contra o coronavírus pelo fato de a Secretaria de Cultura não contar com uma conta bancária oficial, trabalhando apenas com o Tesouro Nacional, o que dificulta o processo de identificação e entrada de dinheiro.

Mais comemorações

Além da tradicional festa, outros eventos que fazem alusão ao sexagenário de Brasília também estão programados. É o caso do 7º Brasília International Film Festival (BIFF), festival internacional de cinema, que começa no dia do aniversário da capital federal e se estende até 26 de abril. Habitualmente presencial, esta edição será virtual, com exibição gratuita on-line via streaming na plataforma Looke e pelo site oficial do festival.

Toda a programação original foi mantida, incluindo a mostra competitiva, que conta com participação brasileira nos filmes Fendas (de Carlos Segundo) e The french teacher (de Stefania Vasconcellos). Destaque também para a mostra especial em tributo ao ator Kirk Douglas, com exibição de filmes da carreira do ator, e para a inédita programação BIFF Junior, voltada a crianças e adolescentes.



O lado musical continua fervendo com o Festival No Seu Quadrado. Iniciativa criada pelo deputado distrital Fábio Félix (PSOL), o projeto é executado com recursos de emenda parlamentar e participação da Secretaria de Cultura, e busca fomentar a cena cultural brasiliense por meio de apresentações e ações formativas virtuais

"Os festivais tradicionais, em sua maioria, são de música. A nossa ideia era justamente trazer uma plataforma que fosse de multilinguagens, com teatro, dança, performance, música, literatura e a parte formativa, que era uma demanda importante do festival, porque os técnicos estão completamente parados. Então vamos gerar conteúdo de grande valor. A nossa ideia foi justamente unir tudo isso em uma plataforma digital, tanto para os artistas se difundirem na internet, quanto para os técnicos, na parte da capacitação", explica Lucas Tobias, diretor-executivo do Festival No Seu Quadrado.

Com mais de 250 atrações locais confirmadas e premiações para teatro, poesia, artes plásticas, performance, música, dança e fotografia, o festival faz parte das comemorações do aniversário de Brasília. O evento está em andamento e vai até 27 de abril. A programação oficial está disponível no site www.festivalnoseuquadrado.com.br.

* Estagiário sob a supervisão de Guilherme Marinho

  • Confira a programação do Festival Cantando para Brasília (21/4), com os perfis do Instagram que transmitirão cada parte da festa

    10h00 – Missa celebrada pelo Arcebispo Brasília, 
    Dom Sérgio da Rocha — @cancaonova


    Contação de histórias (para crianças) — parceria Programa Mala do Livro

    11h30 – A menina e o Ipê Amarelo — @fvenzi
    12h – A história dos pioneiros — @mariabonitacerrado


    Atrações Musicais

    13h às 13h40: Vinícius Oliveira — @viniciusdeoliveiraoficial
    13h40 às 14h20: Túlio Borges — @tulio_borges
    14h20 às 15h: Milsinho — @milsinhooficial
    15h às 15h40: Luciano Ibiapina — @luciano_ibiapina_oficial
    15h40 às 16h20: Renata Jambeiro — @renatajambeirooficial
    16h20 às 17h: Roni & Ricardo — @roniericardo
    17h às 17h40: Collo de Mainha — @collodemainha
    17h40 às 18h20: Bebeto Cerqueira — @bebetocerqueira
    18h20 às 19h: Marcelo Sena — @cantormarcelosena
    19h às 19h40: Banda Imagem — @bandaimagem
    19h40 às 20h20: Dhi Ribeiro — @dhiribeirooficial
    20h20 às 21h: Marcelo Café — @marcelocafeoficial
    21h às 21h40: Nego Rainer — @negorainner
    21h40 às 22h20: Banda Crazy — @bandacrazy
    22h20 às 23h: Barão & Mauá — @baraoemaua

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Foto: Artur Dias/Divulga??o

Tags