Cidades

Viagem na varanda: criatividade ajuda a diminuir ansiedade do isolamento

Sem poder frequentar restaurantes e encontrar os amigos, casal adaptou a vida à nova rotina com diversão dentro de casa para se proteger do coronavírus

Correio Braziliense
postado em 19/04/2020 08:00
Em casa, Josane e Sérgio viajam o mundo por meio da gastronomiaA necessidade de isolamento social, principal alternativa de combate à disseminação do novo coronavírus, frustrou diversos planos de viagens, comemorações e encontros entre amigos e familiares. Muitos sonhos precisaram ser adiados. 

Para espantar o sentimento de solidão, fruto desse necessário cuidado com a saúde pública, o casal de aposentados Josane, 64 anos, e Sérgio Tepedino, 61, buscou os próprios caminhos. Acostumados a participar de mais de quatro compromissos por fim de semana, as recreações passaram da mesa do bar para a varanda no apartamento onde moram, na Asa Norte. 

Segundo a turismóloga Josane, tudo começou com um post bem-humorado e mal interpretado em uma rede social. Após o decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, que determinou o fechamento do comércio, a aposentada, também amante da cozinha, decidiu fazer um jantar para o marido. O momento foi registrado e compartilhado com a legenda: “Quem disse que a gente não pode jantar fora?”.
 
uma mesa de comida 

“Achei que meus amigos que me conhecem saberiam reconhecer que estava na varanda de casa, mas um primo distante do meu marido acreditou que nós estivéssemos saindo de fato e me deixou um comentário desrespeitoso. Na hora, fiquei com raiva, mas, depois, entendi a confusão e decidi dar a volta por cima. Agora, aqui em casa, todo dia tem um jantar ou um almoço temático”, conta.

A partir daí, o casal descobriu uma forma de viajar o mundo — e o país — sem sair de casa. Já foram à África do Sul, Marrocos, Croácia, China, França, Espanha, Portugal, Jerusalém, Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza. Os encontros gastronômicos também tiveram como temas As Mil e Uma Noites e decoração de Páscoa durante a Semana Santa.

A repercussão nas redes sociais passou a ser outra. Agora, os amigos aguardam ansiosos para saber qual o próximo destino e pedem para serem convidados em uma segunda edição, após a quarentena. 

O passeio dentro de casa não deixa de ser cultural e educativo. Antes de definir o destino, Josane pesquisa as comidas típicas de cada lugar, cada tempero, as vestimentas, as cores e costumes do país ou da cidade escolhida.

Segundo ela, por ser amante da culinária, grande parte dos temperos já faz parte da despensa de casa. Os ingredientes que faltam são encomendados por delivery ou comprados na única saída do casal ao mercado. As roupas e maquiagens são improvisadas com o que há no apartamento e cada elemento tem o significado explicado nas redes sociais. 

O casal também mantém na agenda os encontros semanais com os amigos. Toda segunda-feira é dia de boteco virtual e, na mesma varanda, se reúnem com companheiros de décadas por videoconferência. 

Dicas para lidar com a ansiedade
Por Rogéria Bastos, especialista em coportamento humano e mestre em pisicologia 
 
» Manter o foco de atenção no presente - isso vai contribuir muito para diminuir essa ansiedade.
» Não fuja do que está sentindo - por ser sentimento, sabemos que é transitório, ele vai passar.
» Lembre-se de que você não é a sua ansiedade - você está ansioso.
» Não se critique por estar ansioso.
» Inspire com tranquilidade - a gente funciona muito no automático.
» Reserve um momento para observar a sua respiração, atentando-se a cada passo desse processo.
» Exercite-se, mesmo que dentro de casa.
» Não se culpe pelo sentimento de ansiedade, ele é natural.
» Seja o seu melhor amigo, pratique a auto-compaixão.
» Observe as coisas positivas. Não supervalorize os momentos ruins.
» Observe o que você faz diante da ansiedade

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags