Cidades

Covid-19: sistema penitenciário do DF tem 99 casos; 71 são internos

Balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública nesta segunda-feira (20/4). Segundo a pasta, todos os confirmados para a doença apresentam sintomas leves

O sistema penitenciário do Distrito Federal registra mais 32 casos de Covid-19, todos no Complexo da Papuda. O balanço divulgado Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), aponta 99 pessoas com diagnóstico positivo. Desses, 71 são internos e 29, policiais penais. 

De acordo com a secretaria, todos apresentam sintomas leve da doença. Duas pessoasse recuperaram. A pasta destacou ainda que parte dos que testaram positivo aguardam a contraprova, podendo resultar em alterações nos próximos levantamentos.  

Das confirmações, oito policiais penais e 18 internos são do Centro de Detenção Provisória, 17 agentes e 52 reeducandos são do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e cinco policiais e dois detentos são da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II). 

Reforço de EPIs

Neste fim de semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública repassou à Secretaria de Segurança Pública do DF equipamentos de proteção individual (EPIs) para auxiliar os servidores do sistema penitenciário. Foram entregues máscaras com tripla camada e de proteção respiratória, luvas, toucas hospitalares e álcool em gel que serão divididos entre as unidades prisionais.  

De acordo com o coordenador-geral da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), Érito Pereira, o material será distribuído a partir da necessidade levando em conta o número de agentes e de internos. 

Para o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, esse material integra aos esforços conjuntos para conter a contaminação no sistema penitenciário do DF. “O material repassado pelo Ministério da Justiça foi importante para continuarmos a dar o apoio necessário para os policiais penais e demais servidores que atuam nas unidades prisionais trabalharem com segurança”, ressalta.

Outras unidades da Federação também estão recebendo os equipamentos de proteção.