Cidades

Força Aérea Brasileira homenageia Brasília nos 60 anos da cidade

Esquadrilha da Fumaça deixa mensagem no céu de Pirassununga- SP para comemorar aniversário da capital

Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 06:30
Esquadrilha da Fumaça deixa mensagem no céu de Pirassununga- SP para comemorar aniversário da capitalBrasília 60 anos”. Esta foi a mensagem deixada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, no céu de Pirassununga (SP), para homenagear o aniversário da capital, celebrado nesta terça-feira (21/3). Em virtude da pandemia da Covid-19 as aeronaves A-29 Super Tucano da Fumaça escreveram a homenagem longe da capital.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues explica que a Força Aérea Brasileira (FAB) está presente em Brasília desde a criação. “Naquela época, a Esquadrilha da Fumaça já sobrevoava os céus da capital federal", relembra. No aniversário de 60 anos não seria diferente. "A FAB faz uma homenagem especial à cidade que nasceu com asas. Parabéns! Brasília 60 anos”, acrescenta.

Tradição

As apresentações da Esquadrilha da Fumaça na capital são tradicionais. No ano passado, as aeronaves A-29 Super Tucano realizaram o show de acrobacias de número 3.865, com duração de aproximadamente 40 minutos. 

As homenagens também são recorrentes em outras datas especiais, como no evento Portões Abertos na Ala 1 - Base Aérea de Brasília, nos desfiles do Dia da Independência e também em algumas substituições da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. 

História

A relação da capital federal com a Força Aérea Brasileira (FAB) teve início em 1956. A bordo de um avião Douglas DC-3 da FAB, o presidente à época, Juscelino Kubitschek, desembarcou no aeroporto Vera Cruz, construído por Bernardo Sayão, próximo ao Eixo Monumental. Ele e a comitiva chegaram à sede da fazenda Gama para conhecer as terras onde seria erguida a nova capital da República.

Durante a construção da cidade, aeronaves da Força Aérea ajudavam a trazer o material necessário para a concretização do projeto de Lucio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. Com a ajuda de aviões da FAB, era possível minimizar os 1.200 quilômetros de distância entre o Rio de Janeiro e Brasília para o transporte de materias de construção.

FAB em Brasília

A capital federal concentra diversas Organizações Militares da FAB. Além do Comando da Aeronáutica (Comaer), onde são tomadas todas as decisões estratégicas, estão instalados órgãos destinados à gestão dos serviços prestados pela Força Aérea para a sociedade. 
 
Esquadrilha da Fumaça deixa mensagem no céu de Pirassununga- SP para comemorar aniversário da capital
 
Esquadrilha da Fumaça deixa mensagem no céu de Pirassununga- SP para comemorar aniversário da capital 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: FAB/Divulgação
  • Foto: FAB/Divulgação

Tags