Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 00:25
Prefeitura de Valparaíso (GO), autoriza a reabertura das atividades comerciais a partir desta quarta-feira (22/4). Decreto publicado nesta segunda (20/4), estabelece os critérios para o funcionamento. Estão autorizados a reabrir shoppings centers, academias, hotéis, restaurantes e salão de beleza. No entanto, as salas de cinema, clubes recreativos, spa, quadras esportivas e área comuns de condomínio permanecem sem poder funcionar.
As aulas na rede municipal de ensino e na rede privada também continuam suspensas. A flexibilização do decreto visa a movimentação econômica do setor produtivo na região. De acordo com publicação, os números apresentados de casos do novo coronavírus e a quantidade de pessoas curadas do vírus permitiram a reabertura de algumas atividades.
O texto ainda expõe as responsabilidades dos estabelecimentos em relação a prevenção a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. De acordo com as determinações os setores autorizados a funcionar deverão limitar a entrada de clientes, e manter a distância mínima de dois metros de cada pessoa. Os funcionários e prestadores de serviços deverão utilizar máscaras de proteção facial.
No caso dos salões de beleza e barbearia, o atendimento deve ser de 50% da capacidade. As academias deverão reduzir em 40%, sendo proibida o acesso de pessoas no grupo de risco. As praças de alimentação e restaurantes deverão diminuir em 40% o número de pessoas no local, com a retirada de mesas e aumento na distância entre os consumidores.
Todas as especificações estão no decreto publicado no site da prefeitura.
Casos
A região localizada no Entorno do Distrito Federal registra 7 casos confirmados de Covid-19 e um óbito. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura municipal nesta segunda-feira (20/4).
Valparaíso (GO) também apresenta quatro casos de pessoas curadas do novo coronavírus e quatro casos suspeitos da doença.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.