Cidades

UnB desenvolve site e app de doações para entidades filantrópicas do DF

A ferramenta facilita o encontro entre doadores e entidades filantrópicas da capital. O aplicativo deve ser lançado na próxima segunda-feira (27/4). Pode-se doar alimentos, materiais de limpeza e higiene, além de roupas novas ou usadas

Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 14:48
Aplicativo será direcionado a doadores e entidades filantrópicasA Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu um site e aplicativo para doações no Distrito Federal. O objetivo do projeto é facilitar e acelerar o encontro entre pessoas e redes de apoio que podem ajudar e as entidades filantrópicas. Neste primeiro momento, há a possibilidade de oferecer produtos como alimentos, materiais de limpeza e higiene, além de roupas novas ou usadas. O site está no ar desde esta terça-feira (21/4), mas o app deve ser lançado na próxima segunda-feira (27) na Play Store e Apple Store.

O projeto ganhou o nome “Doarti” e foi idealizado após a pandemia do novo coronavírus. A ferramenta foi desenvolvida por uma equipe de 16 profissionais, entre eles professores da Faculdade UnB Gama (FGA), ex-alunos do curso de Engenharia de Software da UnB, a empresa Main Class e da Rede Solidária Anjos do Amanhã — programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), ligado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). 

Segundo George Marsicano, coordenador da Doarti e docente da FGA, a ideia de criar o mecanismo surgiu na intenção de potencializar a rede de doação e auxiliar as entidades filantrópicas. “Conversando com pessoas que atuam com doações, percebemos que várias delas não possuem CNPJ, como, por exemplo, grupos de pastorais e de voluntários de centros espíritas. Elas estão ligadas a alguma entidade formal, mas o grupo, em si, não é formal”, explica.

Como as ferramentas irão atender entidades filantrópicas sem CNPJ, foram instituídas medidas de controle, para evitar que instituições falsas possam se aproveitar do projeto. Por isso, o grupo conta com o apoio da VIJ para verificar e comprovar a existência e a atuação real da entidade que se cadastrar no aplicativo e site. “Qualquer entidade beneficente poderá se cadastrar. Mas caso não preencha os requisitos necessários, não será ativada no app”, esclarece o professor George Marsicano. 

As doações

Ainda segundo o coordenador do projeto, as doações poderão se entregues pela própria pessoa que está fazendo a ação social, ou a entidade filantrópica terá de fazer a retirada dos produtos. “Existem duas situações básicas. Na primeira, a pessoa quer fazer uma doação e ela mesma levará os produtos até a entidade. Nesse caso, ela utilizará o app para achar quem está precisando de doação. Na segunda situação, a pessoa quer doar e precisa de alguém para buscar o produto em sua residência, ou outro local”, explica.

George Marsicano ressalta que, caso a pessoa precise que a retirada seja realizada na casa dela ou em outro local, a pessoa precisa “encontrar e selecionar a entidade para a qual se deseja doar, a pessoa vai cadastrar a sua doação no aplicativo, informando dados necessários, como quantidade e tipo de produto. Realizado esse processo, o aplicativo envia uma notificação para a entidade informando a nova doação disponível. A entidade filantrópica se organiza para fazer a retirada, e por fim, registra no app a doação concretizada. Com isso, doador e entidade passam a ver suas doações feitas, recebidas ou em situação ‘aguardando retirada’.
 

Faça parte do projeto

Site — 
Aplicativo — Lançamento na próxima segunda-feira (27/4)
Disponível na Play Store e na Apple Store.

*Com informações da UnB

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags