Cidades

UnB oferece atividades de terapia e bem-estar para a comunidade acadêmica

Professores, alunos e técnicos têm acesso a atividades on-line e bate-papos literários

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 15:11
Alunos e professores terão acesso às atividades durante a quarentena Com as aulas suspensas desde março, a Universidade de Brasília (UnB) decidiu recorrer à ajuda da tecnologia para promover atividades de saúde e bem-estar durante a quarentena. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), à frente do subcomitê de saúde mental e psicossocial, reuniu 48 voluntários para planejar atividades que sanem dúvidas e ofereçam acolhimento.
As ações incluem sessões de terapia comunitária on-line para alunos e técnicos, feitas em parceria com a Secretaria de Saúde e com auxílio de especialistas. Por turma, são cerca de 20 pessoas, que questionam sobre a doença e relatam as inseguranças devido ao distanciamento, ou mesmo a situação socioeconômica do país.
Os diálogos são feitos por videoconferência e, para participar, basta preencher o formulário, clicando aqui, ou enviando e-mail para promo.prev2020@gmail.com. Quem quiser, também pode enviar, por e-mail, mensagens de solidariedade aos profissionais da saúde. A universidade irá reunir o material e enviar para os hospitais com maior número de pacientes da Covid-19.

#travessiaspandemia

Às terças e quintas-feiras, o projeto Nós em Casa comanda um bate-papo literário para estimular o prazer pela leitura. A atividade é reservada aos alunos, por WhatsApp, e quem tiver interesse pode participar clicando aqui. Já os professores participam de diálogos com psicanalistas. Quem quiser fazer parte deve enviar e-mail para dasu@unb.br.
Também às terças e quintas, são oferecidas aulas sobre técnicas de relaxamento, que consistem em métodos de intervenção psicológica para garantir bem-estar físico e emocional. As atividades são feitas pelo aplicativo Jitsi Meet e os interessados precisam preencher formulário clicando aqui.
Além disso, um perfil no Instagram compartilha vídeos, áudios, desenhos, cartas, relatos, indicações de filmes, livros ou ações sociais. Quem quiser contribuir só precisa publicar na própria conta, usando a hashtag #travessiaspandemia.

Na próxima semana, será oferecido grupo de acolhimento para técnicos. Quem tiver interesse pode já mandar e-mail para dasu@unb.br.

Programe-se

Terapia comunitária on-line
Segunda e quinta-feira, às 19h;
Terça e quarta-feira, às 15h

Técnicas de relaxamento
Terças e quintas-feiras, às 14h

Bate-papo literário
Terças e quintas-feiras, às 14h
Instagram
@travessias.pandemia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação