Cidades

Secretaria de Saúde diz ter zerado filas de UTI na rede pública

Resultado é fruto de medidas adotadas para atender aos pacientes e atinge os 14 hospitais da rede

Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 10:08

Hospital de Santa Maria seria um dos que estão com a fila de UTI zeradaDevido ao esforço conjunto coordenado pela Secretaria de Saúde, os 14 hospitais da rede pública, mais o Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e rede credenciada, a fila de pacientes das unidades de terapia intensiva (UTI) está zerada. Esta é a primeira vez na história do Distrito Federal que este fato acontece.

Para o secretário de saúde Francisco Araújo, essa conquista só foi possível graças aos investimentos em saúde feitos pelo governo local, “que elegeu as pessoas como foco principal da sua gestão e o esforço de cada profissional de saúde”, destacou. 

A fila de regulação já chegou a ter mais de 160 pacientes e muitos entravam na Justiça para tentar uma vaga. Em situações mais graves, alguns chegaram a morrer sem conseguir uma vaga, mesmo em estado gravíssimo e/ou com decisão judicial.

“A fila de regulação de pacientes é muito dinâmica e estamos trabalhando para, a partir de hoje, respondermos às demandas em 24h e para que nenhum paciente precise aguardar além desse tempo”, ponderou o major Petrus Sanchez, Diretor do Complexo Regulador do Distrito Federal.

Saiba Mais


Para Petrus Sanchez, é uma grande realização da saúde as filas zerarem em alguns perfis específicos –  como adulto, neonatal, pediátrico, materno, com suporte de diálise, coronariano, de cirurgia, de neurocirurgia, de oncologia e de cirurgia vascular etc.

 

* Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags