Cidades

GDF terá comitê científico para enfrentamento da Covid-19

Objetivo é propor e conduzir estratégias baseadas em tecnologias digitais e infraestrutura de suporte às unidades de saúde

Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 10:31
Lacen vai participar do comitê científico criado para o combate à Covid-19O Governo do Distrito Federal criou o Comitê Científico Operacional de Estratégias de Enfrentamento à Covid-19. O intuito é propor e conduzir estratégias de integração para ações de atenção e de vigilância à saúde no enfrentamento à doença, com base em tecnologias digitais e infraestrutura de suporte às pessoas e aos estabelecimentos de saúde.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última segunda-feira (20/4). 

O grupo é formado pelo subsecretário de Atenção à Saúde, Luciano Agrizzi, que coordena o comitê; o diretor do Laboratório Central (Lacen), Jorge Antônio Chamon; o subsecretário de Vigilância à Saúde, Eduardo Hage; a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga, e o chefe da assessoria de Gestão Estratégica e Projetos, Carlos Spezia.

Saiba Mais


A Secretaria de Saúde (SES)  atuará em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de Brasília (UnB), que também fazem parte do comitê.

Entre as competências do comitê previstas na portaria, estão coordenar as ações de apoio científico para o estabelecimento das estratégias no âmbito da SES e do Iges-DF; supervisionar as infraestruturas de integração e o uso de informações e inteligência epidemiológica no enfrentamento da Covid-19 e orientar a alocação de suporte técnico e material às unidades de saúde.

Ações compartilhadas

“Este comitê foi instituído para traçar estratégias de forma científica e compartilhada com instituições de renome no âmbito acadêmico”, explica Luciano Agrizzi. “É uma força-tarefa com vários setores da saúde com expertise em ações integradas e combate a endemias.”

Ele destaca que a ideia é coordenar as ações de forma técnico-científica e traçar as melhores estratégias para o fortalecimento da saúde em todos os níveis de atenção. “[O objetivo] é promover as melhores ações, de forma célere e adequada para enfrentar a Covid-19 e ajudar a população nessa conjuntura. É visualizar o cenário e se antecipar”, conclui.

* Com informações da Agência Brasília


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags