Cidades

GDF é condenado a reformar Escola Classe no Riacho Fundo

A Justiça do DF deu provimento ao recurso da Defensoria Pública. GDF terá que fazer obras estruturais e resolve problemas de iluminação das salas de aula, além de reformar quadra poliesportiva

Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 18:33
GDF vai precisar fazer reformas estruturais em escolaO Governo do Distrito Federal terá que solucionar os problemas de iluminação em salas de aula e reformar a quadra poliesportiva da Escola Classe 2 do Riacho Fundo. A decisão é doTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em provimento ao recurso da Defensoria Pública. Em primeira instância, o GDF já havia sido condenado a reformar a parte estrutural do centro de ensino. O prazo dado para conclusão das obras foi definido até o exercício financeiro de 2020.

Na ação, de acordo com a Defensoria Pública do DF, a situação da escola coloca em risco a vida dos estudantes. O prédio tem mais de 20 anos e jamais passou por reforma. Em sua defesa, o DF alegou que eventual determinação judicial para a realização da obra seria interferência indevida do Poder Judiciário em questão interna do Poder Executivo Distrital e que os requerimentos de obras estão limitadas à previsão de recursos orçamentários.

O magistrado de primeira instância julgou parcialmente procedente os pedidos e ambas as partes interpuseram recursos. A maioria dos desembargadores entendeu que apenas a Defensoria tinha razão. Quanto ao recurso do DF, esclareceram que: “A intervenção do Judiciário no caso em análise se faz necessária diante da precariedade em que se encontra o estabelecimento de ensino, o que colocaria em risco as crianças que ali estudam, a fim de que o direito constitucional à educação seja garantido. Desse modo, não restou comprovada qualquer violação ao princípio da separação dos Poderes ou da cláusula da reserva do possível.”
 

Saiba Mais



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags