Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 22:12
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) criou, nesta quarta-feira (22/04), uma Sala de Isolamento de Cadáveres de Covid-19, para receber eventuais vítimas da doença. A medida, de acordo com a Secretaria de Saúde, tem o objetivo de manter a segurança de profissionais e outros pacientes, além de evitar a proliferação do vírus.“Não podemos confundir essa sala de isolamento com as câmaras frias que ficam dentro da sala de Anatomia Patológica, que é onde são colocados os corpos de pacientes sem Covid-19. Esse é um ambiente novo e diferente, que está previsto no Plano de Contingência do Hran. Todo o hospital está passando por uma estruturação para ser referência nos casos de coronavírus”, explica o médico e assessor da superintendência da Região de Saúde Central, Elvis Adriano Oliveira.
Apesar da grande capacidade de acomodação, os corpos devem ser retirados antes de completar 24 horas do óbito. Essa é uma norma do Protocolo de Manuseio de Cadáveres criado especificamente para os casos de Covid-19.
“Estamos preparados para acomodar os mortos de Covid-19. Não queremos entrar em colapso como em outros estados, em que os mortos ficam juntos dos pacientes porque não tem um local apropriado para acomodação dos corpos”, avalia Elvis.
A sala já está em operação, mas, felizmente, ainda não foi utilizada, pois não houve nenhum óbito no Hran na última semana, quando o local ficou pronto. Somente o expurgo ainda falta ser finalizado, o que deve ocorrer até o final da semana.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.