Correio Braziliense
postado em 23/04/2020 21:30
Três presidiários do Complexo Penitenciário da Papuda com coronavírus estão internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), segundo informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Os custodiados foram transferidos para o Hran após apresentarem agravamento no estado de saúde.Conforme o Correio apurou, os presos infectados são abrigados na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II). Boletim divulgado nesta quinta-feira (23/4) pela SSP-DF registrou 134 casos da Covid-19. Desses, 36 são policiais penais e 98 são detentos. Um dos internos se recuperou da doença.
A Secretaria afirmou que, parte dos custodiados que testaram positivo para a doença, ainda aguarda a contraprova. “Os demais infectados são tratados isoladamente nas próprias unidades prisionais”, esclareceu a pasta.
Dos policiais penais confirmados, 11 são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 19 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e seis da PDF II. Dos internos, 37 são do CDP, 53 do CIR, quatro da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I) e quatro da PDF II. O policial penal e o detendo recuperados são do CDP.
No caso dos presos, oito foram diagnosticados assim que chegaram ao CDP, em 15 de março. Eles cumpriam quarentena e foram testados antes de dividirem as celas com os demais internos.
Novas ações
O cadastro de novos visitantes às unidades prisionais, com vencimento entre 19 de março e 1° de junho, terão a data de validade estendida até 15 de junho. Esta semana, os presídios passaram a permitir o envio de cartas entre internos e familiares por meio de aplicativo de mensagens. Cada unidade recebeu quatro celulares para essa operação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.