Cidades

Setur aposta em eventos no 2º semestre para aquecer economia local

A Secretaria de Turismo destaca que a área é importante para incentivar o turismo na capital federal e o cancelamento dos eventos, por conta da pandemia, gerou grandes prejuízos

Correio Braziliense
postado em 24/04/2020 18:43
A secretária de turismo, Vanessa Mendonça, acredita que a retomada dos eventos a partir de agosto poderá fomentar a economia do DFA Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) planeja a possibilidade do retorno dos eventos a partir do segundo semestre deste ano. A expectativa é de movimentação de R$ 27 milhões com festas, feiras, shows e apresentações.

A Setur explicou que a suspensão dos eventos no DF, por conta da pandemia do novo coronavírus, gerou grandes prejuízos econômicos. Foram afetados, por exemplo, congressos e feiras agendadas para março, abril, maio e junho deste ano. Por isso, a pasta e os empresários da área contam com a remarcação dos eventos, a depender de liberação do governo local. 

A pasta destacou que, ao que tudo indica, as medidas de isolamento social estejam mais flexíveis a partir do segundo semestre. Essa adaptação da quarentena viabilizará a realização de viagens — recomendadas apenas em casos de extrema necessidade, segundo recomendações do Ministério do Turismo.  

Com a possibilidade de flexibilização do isolamento, os organizadores de eventos do DF trabalham com aprevisão de volta às atividades a partir de agosto. Neste mês, estão reservadas as datas para quatro eventos: 3º Simpósio Internacional de Segurança (4 e 5 de agosto); 52º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal (29 a 31 de outubro); 14º Salão do Artesanato (2 a 6 de setembro); e a Expotchê (27 de novembro a 6 de dezembro). Outros eventos estão sendo remarcados para 2021. 

“A realização de eventos a partir de agosto poderá movimentar o turismo da nossa cidade, que foi altamente impactado por essa crise. Trabalhamos e apoiamos todo o setor para injetar recursos na economia ainda este ano. Apesar dos prejuízos, não podemos considerar 2020 como um ano perdido para o turismo. Vamos continuar pensando e elaborando alternativas para aliviar os impactos, com todo o trade turístico. Os eventos remarcados são uma vitória para a nossa cidade, uma vez que movimentam a hotelaria e o comércio”, avalia a secretária Vanessa Mendonça.

Segundo a Setur, os eventos podem gerar mais de 13 mil empregos diretos e indiretos. A estimativa é que a movimentação financeira fique em torno de R$ 27 milhões — cálculos realizados com base nos dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e projeções ajustadas de dados de edições anteriores relativas aos mesmos eventos.  

Os eventos

A terceira edição do Simpósio Internacional de Segurança estava prevista para ocorrer em maio, mas, por causa da pandemia, precisou ser remarcada para agosto. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF)  e vai debater a utilização da tecnologia e inovação no aperfeiçoamento do combate à criminalidade no Brasil, como explica o vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro.

“Entendemos que todos nós precisamos fazer a nossa parte e colaborar para conter o avanço da pandemia. Estamos confiantes de que o sacrifício de todos fará com que a situação esteja normalizada o mais breve possível. Pensando nisso, estamos nos organizando para fazer um evento ainda melhor e, certamente, mais seguro para todos na nova data”, afirmou.  

Já Cláudia Maldonado, presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRC&VB), destaca que a fundação trabalha com as entidades do setor de eventos para trazer mais edições para o DF. “Estamos sensibilizando as entidades do setor, que são importantes para que os eventos venham para a cidade. A expectativa é de que os eventos não sejam cancelados, e, sim, remarcados. Também estamos de olho nos eventos cancelados em outras cidades que tenham a configuração parecida com Brasília, para que possam ser realizados aqui também, já que não serão realizados em outros lugares”, destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags