Cidades

Testes rápidos para 21 cidades

A partir de amanhã, cinco novos postos de exames de detecção do coronavírus por drive-thru começarão a funcionar em Sobradinho, Lago Sul, Lago Norte, Guará e Ceilândia. Agora, para fazer a avaliação, será necessário agendar o atendimento pela internet

Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 04:12
A testagem é feita com o paciente dentro do veículo. Profissionais fazem a coleta de sangue do usuário e o resultado sai, em média, em 30  minutos

A partir de amanhã, a testagem rápida do novo coronavírus no Distrito Federal passará a ser feita em mais cinco regiões administrativas: além de Águas Claras e Plano Piloto, onde os exames por drive-thru já eram oferecidos desde a terça-feira, Guará, Lago Sul, Lago Norte, Sobradinho e Ceilândia também terão o serviço. Ao todo, serão 10 pontos, alcançando moradores de 21 cidades (Veja Quadro — Locais para testagem). De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), mais instalações desse tipo deverão ser inauguradas nas próximas semanas.

Até hoje, bastava ir a um dos locais de atendimento para fazer o teste, mas, a partir de amanhã, será necessário agendar um horário por meio de um formulário no site www.teste.df.gov.br. Após cadastro, o usuário receberá um código por e-mail e, só então, poderá escolher quando quer ser atendido. Durante a inscrição, é preciso informar a cidade de residência. Dessa forma, o portal permite que se marque o teste apenas em postos que atendam àquela região.

O drive-thru, em que a pessoa faz o exame sem sair do carro, continuará funcionando entre 8h e 17h. No entanto, os agendamentos serão feitos em três faixas de horários: das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h. Na marcação, o usuário deve informar se apresenta sintomas, como coriza, diarréia, dificuldade respiratória, dor de garganta, febre ou tosse, e se é portador de comorbidades, como diabetes, doença renal crônica, doenças pulmonares, hipertensão, obesidade, ou se está gestante. Cada posto terá a lista dos atendimentos agendados. A Polícia Militar (PMDF) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficarão responsáveis pela organização do tráfego de veículos.

Os testes são realizados de segunda a sexta-feira. Nos primeiros quatro dias, 14,6 mil pessoas foram avaliadas, das quais 128 tiveram resultado positivo. Nesse caso, os pacientes deverão ficar em isolamento domiciliar, mantendo os protocolos de higiene. O exame é feito com a coleta de uma gota de sangue, e o resultado sai em cerca de 30 minutos.

Nas unidades hospitalares, é feito o exame por swab, quando é coletado material genético nas cavidades nasais e garganta usando um cotonete. O resultado sai em, aproximadamente, dois dias. Até o fechamento desta edição, 10,2 mil pessoas fizeram o teste por swab, sendo que 1.020 tiveram confirmação da Covid-19.



Cuidados em enterros

O GDF tem 10 dias para apresentar um fluxo de trabalho detalhado sobre sepultamentos sociais e enterros de corpos que não foram reclamados, em casos de suspeita ou confirmação de contágio por coronavírus. Isso porque o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fez a recomendação ao governo, assinada pela força-tarefa instituída para enfrentamento à Covid-19.

O pedido visa garantir que os enterros aconteçam com agilidade, evitando risco sanitário nos casos que envolvem a doença. No documento, o ministério pede que sejam identificados os responsáveis por cada fase do processo do sepultamento, desde o recebimento do cadáver, até o enterro.

O protocolo, assinado pelas secretarias de Saúde, Segurança Pública e Justiça e Cidadania, define uma série de cuidados para evitar a transmissão do vírus em caso de vítimas da doença. Entre as determinações, está a necessidade de desinfecção de urnas mortuárias após o lacre, utilizando desinfetantes. O trabalho deve ser feito pelo serviço funerário contratado.

Caixões devem ser revestidos com lona extraforte impermeável, e os cemitérios devem priorizar os sepultamentos em decorrência do coronavírus e demais doenças infectocontagiosas. Nos necrotérios, é obrigatória a utilização de gorro descartável, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, luvas e capote descartáveis.

Locais para testagem

Quem quiser fazer o teste rápido de detecção do novo coronavírus precisa se cadastrar e agendar um horário no site www.teste.df.gov.br. Veja a lista de lugares onde o serviço de drive-thru está sendo oferecido:

Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:
  • Uniplan — Av. Pau Brasil, Lote 2, Águas Claras
  • Unieuro — Av. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras
  • Residência Oficial do Governador — EPTG, Águas Claras

Para moradores do Plano Piloto:
  • Parque da Cidade — Estacionamento 4
  • Estádio Nacional Mané Garrincha

Para moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
  • Paróquia São Pedro de Alcântara — SHIS EQI 7/9, Lago Sul

Para moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
  • Iguatemi Shopping — SHIN CA 4, Lago Norte

Para moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:
  • Park Shopping — SAI/SO, Área 6.580, EPIA, Guará

Para moradores de Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente:
  • Iesb Unidade Ceilândia — QNN 31, áreas especiais B/C/D/E, Ceilândia Norte

Para moradores de Sobradinho, Fercal e Planaltina:
  • Área Especial para Indústria nº 03 — Lote 01, Sobradinho

Covid-19 faz a 27ª vítima no DF

O DF registrou mais uma morte causada pelo novo coronavírus. Uma mulher de 63 anos, moradora de Águas Claras, internada desde 31 de março no Hospital das Forças Armadas (HFA), faleceu ontem. Conforme informou a Secretaria de Saúde, ela era portadora de comorbidades, tendo distúrbios metabólicos. Com isso, o Distrito Federal passa a ter 27 mortes devido à Covid-19.

Até o fechamento desta edição, o GDF contabilizava 1.148 casos da doença, dos quais 680, isto é, 59,23% do total, já haviam se recuperado. Pessoas entre 30 e 39 anos continuam sendo as mais atingidas, com 306 infecções (26,66%). Homens são a maioria dos infectados, sendo 632, contra 388 mulheres. Entre as internações hospitalares, 34 pacientes estão em unidades de terapia intensiva (UTI), e 38 em enfermaria.

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que o Plano Piloto continua sendo a região com mais registros. Com 205 infectados, a cidade tem incidência de 89 casos por 100 mil habitantes. Em seguida, está Águas Claras, com 95 ocorrências, ou seja, 55,67 casos a cada 100 mil habitantes. A maior incidência, no entanto, está no Lago Sul. Com 66 confirmações, tem 217,68 casos por 100 mil habitantes. As únicas regiões que ainda não apresentaram nenhum caso são Fercal e Varjão.

Em relação à população carcerária do Distrito Federal, até o momento, há 113 infectados. Se fosse uma região administrativa, a incidência por 100 mil habitantes seria de 841,65, a maior concentração de confirmações no DF.

1.148 
casos confirmados

680 
pacientes recuperados

38 
internações em enfermaria

34 
internações em UTI


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags