Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 16:05
Em portarias publicadas nesta segunda-feira (27/4), o Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou os projetos de readequação das quadras 502 e 503 e da 504 à 506 Sul. As intervenções estabelecem a melhoria de calçadas, com acessibilidade, demarcação de vagas de estacionamento e paisagismo.Em relação à organização das vagas, o projeto prevê a colocação de piso intertravado. Haverá demarcação para carros, motos, espaço exclusivo para idosos e pessoas com deficiência, além de áreas de carga e descarga. Para estimular a circulação de pedestres pela quadra, as calçadas voltadas à W3 Sul permanecem com a largura de 5 metros, com a faixa de serviço de 1 metro em pedra portuguesa.
Na W2, por sua vez, a calçada terá 2,25 metros, com faixa de acesso ao lote de 1 metro. Além disso, está previsto 1,2 metro de passeio livre – a largura anterior era de 1 metro. A cota de soleira das lojas, que define o nível interno do piso na fachada voltada à Via W3 é nivelada com a calçada, e permite a plena acessibilidade.
As calçadas da W3 Sul serão divididas em três faixas. A faixa de serviço, mais próxima da pista, foi destinada à instalação de postes de iluminação, paraciclos, lixeiras e vasos de plantas. Nessa área, foi mantido o piso em pedras portuguesas. Nas faixas livre e de acesso aos edifícios, por sua vez, o piso foi substituído por concreto.
O projeto prevê ainda a retirada de desníveis ao longo da calçada e a colocação de sinalização tátil para proporcionar uma circulação segura.
A proposta foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e seguem o padrão adotado nas quadras anteriores, a 511/512 Sul e a 509/510 Sul. As obras da 511/512 já foram concluídas e as da 509/510 estão em fase final.
Com informações da Seduh
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.