Cidades

Arquidiocese não libera missa com fiéis dentro do carro

Instituição leva em conta as normas litúrgicas nas missas e cristãos que não possuem veículos

Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 16:37
Como nem todos têm carro para participar da missa, fiéis preferem esperarNa última sexta-feira (24/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um novo decreto que libera cultos, missas e rituais de qualquer religião para serem realizados em estacionamentos das igrejas e templos do Distrito Federal. Entre as condições, foi exigido que os fiéis permaneçam dentro dos carros, com distância mínima de dois metros entre cada veículo

Em resposta, a Arquidiocese de Brasília soltou um comunicado se dizendo contrária às decisões tomadas. A nota diz que a instituição está “ciente da responsabilidade da Igreja”, e que tem “procurado cumprir as deliberações das autoridades competentes, a fim de contribuir para a superação da pandemia do Covid-19 e preservar a vida e a saúde da população”. Além disso, dizem que não foram consultados sobre o teor do decreto. 

Saiba Mais

A recomendação é que os padres da Arquidiocese aguardem a definição das novas medidas pastorais a serem adotadas, permanecendo em vigor as nomas e e orientações divulgadas no dia 20 de março. “Na retomada das atividades religiosas, além das deliberações das autoridades de saúde pública, será importante não excluir da participação nas missas, as pessoas que não possuam veículos e observar as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja”. 

Para a estudante Maria Fernanda Vianna, 20 anos, a decisão é precipitada, uma vez que nem todos os fiéis possuem carros. “Como igreja, precisamos pensar num todo. Não podemos autorizar a participação de algumas pessoas e deixar outras em casa”, reforça. Ela ressalta que sente falta de estar reunida com sua comunidade, mas entende o momento. “Tenho saudades de frequentar a missa presencialmente, mas devemos respeitar as decisões que nossa Arquidiocese toma”, diz. “Obedecemos as decisões governamentais mas, liturgicamente, respondemos às figuras de autoridade dentro da igreja, como cardeais, bispos e, principalmente, o Papa”, completa.  

O Cardeal Dom Sérgio da Rocha pede que a comunidade continue unida em oração durante o período de isolamento. “Supliquemos a Deus pela superação da pandemia e rezando, de modo especial, pelos doentes e pelas vítimas falecidas, pelos seus familiares, pelos profissionais de saúde e por todos que se dedicam ao cuidado dos doentes, aos quais manifestamos profundo apreço e gratidão”, reforça. 

Saiba Mais




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags