Cidades

Coronavírus: testes rápidos em Ceilândia têm poucas filas de carros

O Correio visitou um dos pontos inaugurados nesta segunda-feira, o Centro Universitário Iesb, em Ceilândia. A testagem no local começou por volta das 7h30 e encerrou às 17h30

Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 19:12
Teste rápido no Centro Universitário IesbO primeiro dia de testes rápidos em esquema drive-thru para a detecção da Covid-19 nos novos pontos do Distrito Federal teve fila de carros, mas com movimento tranquilo nesta segunda-feira (27/4). Além do Plano Piloto, a população pode procurar locais em Ceilândia, Sobradinho, Guará, Lago Sul e Norte. A novidade, agora, é o agendamento prévio por meio da internet. 

O Correio visitou um dos pontos inaugurados nesta segunda-feira, o Centro Universitário Iesb, em Ceilândia. A testagem no local começou por volta das 7h30 e encerrou às 17h30. Quem não estava de carro mas fez o agendamento também foi testado.

Entre o começo e o fim da tarde, não havia filas de carros. O assessor da Administração de Ceilândia, Arley Cardoso, orientava a população sobre o agendamento e por onde seguir. Segundo ele, pela manhã o movimento estava mais intenso e os veículos tomavam conta da via. “Agora (tarde) está mais tranquilo. Talvez seja porque as pessoas ainda não sabem que é preciso de agendamento. Tivemos muito caso de gente que veio e não pôde passar pelo teste, por não estar cadastrado”, afirmou. 

Apenas no centro universitário, mais de 240 pessoas foram testadas, de acordo com a médica responsável pela unidade. “Tem um ponto de triagem, os profissionais questionam a pessoa, medem a temperatura e, depois de colhido o teste, levamos ao laboratório para analisar e enviar os dados”, detalhou. 

A técnica em enfermagem Helen Maria da Silva, 34 anos, trabalha no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ela chegou ao posto de atendimento, mas foi barrada por não estar agendada. “Todas as datas que eu colocava aparecia indisponível. Fico preocupada porque, além de trabalhar em um hospital, tenho crianças e idosos em casa”, disse. 

Agendamento

Para agendar, o cidadão deve entrar no site  e efetuar o cadastro. Após esse processo, a pessoa receberá um e-mail confirmando o cadastramento, e deverá inserir a chave de ativação recebida. Feito isso, poderá seguir adiante com o agendamento. Um comprovante chega, por e-mail, informando o local e hora do exame, e este deve ser apresentado no local.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags