Cidades

Papuda tem 217 pessoas infectadas; 154 são presidiários e 63, policiais

Nesta segunda-feira (27/4), uma mulher presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) testou positivo para a doença

Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 19:32
Nesta segunda-feira (27/4), uma mulher presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) testou positivo para a doença Subiu para 154 o número de presidiários infectados pelo novo coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) nesta segunda-feira (27/4). Sessenta e três policiais penais estão infectados. O total de pessoas infectadas nas unidades prisionais chega a 217. 

A Secretaria informou que parte dos que testaram testaram positivo para a doença ainda aguardam a contraprova. Cinco internos, sendo três deles lotados na Penitenciária do Distrito Federal (PDF II), apresentaram agravamento no quadro clínico e estão internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). “Os reeducandos que apresentem algum tipo de agravamento no estado de saúde são encaminhados ao Hran. Os demais contaminados são acompanhados por equipes de saúde nas próprias unidades prisionais”, esclareceu a pasta. 

Infectados 

Dos policiais penais confirmados, 14 são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 30 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), 11 da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), sete da PDF II e um da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe). Dos internos, 36 são do CDP, 76 do CIR, 25 da PDF I, 16 da PDF-II. Uma mulher presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) está infectada. Um policial penal e um interno estão recuperados. Ambos são do CDP. 
 
A SSP anunciou uma série de medidas para conter o avanço do novo coronavírus nas unidades prisionais. A suspensão das visitas aos custodiados foi prorrogada até 1ª de maio. A data, no entanto, poderá passar por nova alteração, dependendo do cenário da doença. A medida, iniciada em 12 de março, está alinhada às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas à prevenção do contágio pela Covid-19. 
 
A pasta também adotou um novo canal para possibilitar a troca de mensagens entre familiares e internos. Além dos aplicativos de mensagens, a comunicação pode ocorrer por meio do site da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), no link do cadastro de visitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags