Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 06:00
Cuidar do corpo e da mente deve ser um exercício diário. Em meio a uma pandemia que exige isolamento social, o cuidado deve ser redobrado. Ter que lidar diariamente com as notícias de uma doença que atinge o mundo inteiro pode trazer pensamentos negativos, que abalam o físico e o emocional de muitos. No entanto, técnicas e exercícios, como ioga e meditação, podem aliviar os sentimentos ruins, ajudando a manter boas energias e proporcionando momentos de paz interior.
Diretora do Instituto Anandah - Esculpindo o Corpo e a Mente, em Águas Claras, a professora Anandah Bellydance conta que muitos novos alunos têm procurado as aulas para tratar sentimentos aflorados durante a quarentena, como medo e ansiedade. Com as aulas presenciais suspensas, a equipe da escola tem produzido videoaulas. “Temos uma plataforma e, além das aulas, perguntamos como os alunos estão se sentindo nestes dias. Alguns conseguem se manter focados e estão mais serenos”, diz. Entre as modalidades mais procuradas estão tai chi chuan, ioga e meditação (veja quadro) “A maioria nos procura com problema com o sono. Nesta época, o ideal é intensificar os exercícios e focar”, ressalta.
Aluna do instituto, a professora Gilsa Gisele de Melo Santana, 52 anos, conta que antes da pandemia já buscava trabalhar a energia por meio das aulas de tai chi chuan. Segundo ela, a prática trouxe o equilíbrio que precisava para enfrentar o momento. “A busca anterior me favoreceu, para que eu vivesse esse afastamento mais tranquila. Temos vivido muitas coisas, e não têm como não nos afetar. É assim que tenho conseguido enxergar as coisas de forma lúcida, sem medo ou sufocada por tanta informação”, afirma.
Adepta da meditação, a influenciadora digital Vanik Rayanne, 26, incrementa o momento de autocuidado com incensos e fonte de água relaxante. Diariamente, antes de iniciar as atividades, separa uns minutos para isso. “Hoje, consigo dormir melhor. No início da quarentena, estava sem rotina. Agora, tiro um tempo para mim todos os dias. Achava que isso era coisa de doido, mas, não: é uma forma de manter a vida mais tranquila e os pensamentos mais positivos.”
O gosto pelos incensos chegou quando conheceu o artesão Jaime Miranda. Ele é dono de uma banca na Torre de TV e produz cada um dos utensílios que vende. Com o estabelecimento fechado, começou a anunciar os produtos nas redes sociais e oferecer delivery. Apesar de as vendas terem caído, ele percebeu que os novos clientes têm procurado incenso para manter a tranquilidade durante o isolamento social. Só Vanik adquiriu mais de 25. “Incensário e fontes de água de decoração são os que mais saem. É uma terapia”, afirma.
Essências de alecrim, mirra e capim-limão estão entre os mais vendidos nos últimos dias. Os primeiros trazem proteção e tranquilidade, respectivamente. O último é um calmante. “É tudo o que as pessoas estão querendo agora. Uma mulher me procurou porque estava com problemas em casa e comprou uma fonte para dar uma amenizada na situação”, exemplifica o artesão.
Harmonia
Além do cuidado com o corpo e com a mente, o lar também reflete o estado de espírito de quem nele habita. A designer de interiores Arlete Soares usa a técnica de feng shui para harmonizar e organizar os cômodos do lar, tirando as más energias e atraindo positividade. No método, são utilizados os elementos água, madeira, metal, terra e fogo (veja quadro). Cada um representa uma área da vida e deve haver combinação entre eles. “Em tempo de quarentena, quando as pessoas estão confinadas, é comum haver briga, e isso desequilibra o ambiente. A energia negativa se potencializa nesse momento. A casa é um ser vivo, e ela também fica doente”, explica.
Além desse método, Arlete ressalta a importância da radiestesia, uma técnica baseada na física quântica para detectar a energia da casa. “Usamos um pêndulo para fazer essa busca. A radiestesia permite que a gente pesquise, bloqueie e transmute a energia. O que é interessante é que conseguimos fazer esses dois métodos presencialmente ou a distância, com a planta baixa da casa. Neste tempo de pandemia, boas energias dentro de casa são fundamentais”, ressalta a design.
A psicopedagoga Maria Lúcia Vasques, 57, usa as duas técnicas, tanto em casa quanto no restaurante que administra com o marido. Ela lembra que, quando abriram o estabelecimento, colocaram o objeto que representa a prosperidade embaixo das escadas. “Troquei tudo de lugar. Uma vez por ano, fazemos as mudanças necessárias. Agora, com todo mundo em casa, ela fica bagunçada, porque as pessoas ficam mais desleixadas, e isso interfere na energia do lar. Quando cuida da organização, cuida da energia”, ressalta.
Casa harmonizada
Limpe a casa com uma mistura de água e amoníaco, na proporção de uma tampinha do produto para um balde de água. Passe em toda casa para eliminar possíveis focos de energias negativas.
Deixe a casa bem iluminada, com todas as janelas abertas. Deixe a energia circular.
Arrume os armários e as gavetas e retire tudo o que não usa mais, como coisas quebradas e quinquilharias.
Coloque plantas e flores na casa. Elas trarão vida e bem-estar para o ambiente.
Se estiver se sentindo triste ou depressivo, coloque uma cor quente no ambiente, como o vermelho. Pode ser um objeto, almofada, tapete, etc.
O quarto do casal tem que ser visto como um templo. Por isso, não permita que outras pessoas fiquem no cômodo. Os filhos não devem dormir com os pais. Deixe o quarto sempre arrumado, cheiroso e convidativo.
Para quem está em home office, é muito importante que o ambiente esteja sempre organizado, a mesa de trabalho sem acúmulo de papéis, evite trabalhar no quarto.
Elementosem casa
Água: trabalho
Fogo: sucesso
Madeira: prosperidade e família
Metal: amigos e filhos
Terra: relacionamento e espiritualidade
Serviço
Zen Brasília
99971-5558 Instagram: @zenbrasília
Instituto Anandah
3046-1890 / 98106-5501Facebook: Instituto Anandah
Design de Interiores
99204-0137 Facebook: Harmonia e Equilíbrio – Design de Interiores Feng Shui e Radiestesia
Em movimento
A professora Anandah Bellydance destaca os benefícios das modalidades mais procuradas no instituto durante a quarentena:
Ioga: exercício bom contra a depressão e a ansiedade. Ajuda na flexibilidade, no sono e na postura.
Tai chi chuan: exercício alinhado com respiração, que trata fibromialgia, artrite e artrose. Ajuda na concentração e na postura.
iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/qnAq40t21rk" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>
Meditação: prática ou técnica que ajuda a dar uma boa noite de sono. Bom contra a ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.