Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 16:25
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) exigirá o uso de máscaras para todos os usuários nos trens e estações a partir desta quinta-feira (30/4). Não será autorizada a entrada nem a permanência de usuários sem o acessório. A medida está em acordo com o Decreto 40.475 e vale por tempo indeterminado, enquanto vigorar o estado de emergência no Distrito Federal.
O decreto estabelece a obrigatoriedade do uso em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço. O documento tambpem prevê penalidades ao infrator: quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado a partir de R$ 2 mil.
E ainda há sanções penais previstas no artigo 268 do Código Penal, destinado a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa, como detenção de um mês a um ano. A condenação é aumentada em um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exercer a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.
Desinfecção
Saiba Mais
A operação de limpeza com o uso do quaternário continuará por tempo indeterminado e não exclui as outras medidas já adotadas pelo Metrô-DF. São elas: limpeza profunda diária dos trens e das estações durante a madrugada e também reforço na higienização dos trens durante as paradas nos terminais, o que ocorre a cada 45 minutos, em média. Além disso, a cada 30 minutos é feita a limpeza nos bloqueios, bilheterias e corrimãos das estações com o peróxido de hidrogênio.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.