Cidades

Aeroporto de Brasília tem o menor número de passageiros desde 2013

Em março, a concessionária que administra o terminal registrou a circulação de 842 mil passageiros, 39% a menos que o número do mesmo período do ano passado

Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 20:15
Em março, a concessionária que administra o terminal registrou a circulação de 842 mil passageiros, 39% a menos que o número do mesmo período do ano passado A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Brasília, registrou uma queda de 39% no número de passageiros neste mês de março, se comparado com o mesmo período de 2019. De acordo com o levantamento, no mês passado 842 mil pessoas circularam pelo aeroporto — no ano passado foram 1,38 milhão de passageiros.

A queda no movimento é devido à pandemia de Covid-19 que, pelo temor de contágio, levou passageiros a cancelarem ou postergarem suas viagens, além da restrição à locomoção imposta por diversos países, o que reduziu ainda mais a demanda por voos.

De acordo com a concessionária, este é, até o momento, o menor número de passageiros já registrado desde que a Inframerica assumiu o terminal aéreo em 2013. A quantidade de pousos e decolagens também diminuiu 27,4% no período.

O impacto na movimentação internacional também foi grande. Desde o dia 25 de março, foram suspensos todos os voos internacionais diretos da capital federal para os nove destinos no exterior. No mês, registrou-se um fluxo de 30.889 passageiros internacionais, 43,4% menor que em março de 2019.

Com a queda na demanda, a Inframerica decidiu suspender provisoriamente as operações de uma das suas salas de embarque que comporta os portões de 1 a 14, além da suspensão das operações da área internacional.

Com uma redução de mais de 90% na movimentação aérea, a concessionária também suspendeu as operações de uma das suas pistas de pousos e decolagens. O Aeroporto de Brasília está trabalhando em monopista, mantendo todas as manutenções necessárias.

Primeiro trimestre

O fluxo de passageiros nos três primeiros meses do ano foi 13% menor em relação ao mesmo período de 2019, e a movimentação aérea teve uma retração de 10%.
A circulação de passageiros de voos internacionais caiu 7%, porém a quantidade de voos no período foi maior. Foram registrados 1.296 pousos e decolagens, um aumento de 6,58%, se comparado a 2019.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags