Cidades

Cautela para retomar as atividades

postado em 29/04/2020 04:07

Apesar da expectativa de empresários e trabalhadores do turismo de retomarem as atividades o mais brevemente possível, as autoridades públicas demonstram cautela. Até o momento, nenhum caso de Covid-19 foi diagnosticado nos municípios da Chapada dos Veadeiros, mas o trânsito de turistas pode justamente provocar a ocorrência dos primeiros casos. Há grande temor quanto a um possível alastramento da infecção, especialmente porque as cidades da região não contam com suporte médico adequado ; quando muito, têm um respirador à disposição.

Desde que o fechamento ao turismo foi determinado, há cerca de um mês e meio, estima-se que o município de Alto Paraíso, um dos mais visitados da Chapada dos Veadeiros, com média de 15 mil pessoas por feriado prolongado, deixou de arrecadar R$ 10 milhões em impostos. ;O prejuízo econômico é imenso, mas a vida da população está em primeiro lugar. Estamos seguindo a orientação do governo estadual, que se antecipou à pandemia e, até agora, conseguiu resguardar a saúde da nossa população. Não podemos descuidar;, explica o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Moisés Bandeira Neto.

Em São João d;Aliança, município conhecido como portal da Chapada dos Veadeiros, localizado a 160km de Brasília, o fechamento para o turismo também preocupa, apesar de os impactos serem menores. A recente abertura e divulgação de atrativos como a Cachoeira do Label, a mais alta do Centro-Oeste, com 187 metros, vinha atraindo centenas de visitantes todos os meses, mas a onda de prosperidade foi suspensa por tempo indeterminado. ;As pessoas que trabalham no setor estão sentindo falta desse recurso. Com apoio de fazendeiros, empresários e outras pessoas da comunidade, também fizemos a distribuição de cestas básicas para o público mais carente, mas, no nosso caso, o turismo ainda é uma atividade complementar. Nossa população, em geral, tem outras ocupações. Mas, claro, faz muita falta;, comenta o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Geraldo Bertelli. (FB)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação