Cidades

Morre Atahualpa Schmitz, engenheiro pioneiro de Brasília

Aos 94 anos, o carioca morreu nesta quinta-feira (30/4), na casa onde morava com a família, no Rio de Janeiro

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 19:41

Aos 94 anos, o carioca morreu nesta quinta-feira (30/4), na casa onde morava com a família, no Rio de JaneiroO engenheiro Atahualpa Schmitz da Silva Prego, 94 anos, um dos principais  nomes da engenharia e construção de Brasília, morreu nesta quinta-feira (30/4), em casa, no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A Associação Brasiliense de Construção (Asbraco) publicou uma nota de pesar. 

 

“É com imenso pesar que a Asbraco informa a recente perda do senhor Atahualpa Schmitz da Silva Prego, grande engenheiro, pioneiro na construção de Brasília, responsável pela construção da pista do aeroporto e pela cobertura asfáltica de boa parte da capital, além de ter participado da construção de vários outros pontos de Brasília, como o Catetinho. Aos 94 anos, o engenheiro faleceu em sua casa, no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro (não foi por covid-19)”, informou. 

 

O carioca de alma candanga foi uma das primeiras pessoas a colocar os pés em Brasília. Ele também foi responsável pelo surgimento do Núcleo Bandeirante, onde, à época, foram erguidos os primeiros acampamentos, montados pela empresa Metropolitana, em que trabalhava durante a construção de Brasília.

 

Atahualpa também escavou o cascalho para a construção do Catetinho, o palácio de tábua, primeira morada de JK em Brasília. Nessa tarefa, descobriu que o solo de Brasília é laterizado — ou seja, com grande quantidade de ferro e alumínio, bastante usado na construção de estradas.

 

Entre os tantos feitos, ele pavimentou, também, a Asa Sul, o Lago Norte, algumas estradas parque e trechos das rodovias BR-060 e BR-070. O engenheiro deixa a mulher, dona Nely, 87 anos, e dois filhos arquitetos — José Cláudio e Lilian — e quatro netos — João Henrique, Carolina, José Cláudio Júnior e Guilherme.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags