Cidades

DF chega a 30 mortes

Correio Braziliense
postado em 01/05/2020 04:05
O Distrito Federal registrou ontem a 30ª morte por coronavírus, após mais dois óbitos divulgados entre quinta e sexta-feira. Os pacientes que não resistiram à doença têm mais de 60 anos e comorbidades. Um deles morava em Águas Claras e tinha 63 anos. Sofria de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc), diabetes e hipertensão arterial. Uma moradora do Gama, de 89 anos, estava com mal de Alzheimer e também faleceu por causa da Covid-19. O vírus ainda é responsável por 1.537 infecções confirmadas no DF, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde. Do total, 57 estão na enfermaria e 38, na unidade de terapia intensiva (UTI).

Além disso, casos graves começam a ser registrados entre servidores e detentos do sistema penitenciário do DF. Um interno com comorbidades recebe atenção especial no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e um policial penal está na UTI de um hospital particular. O servidor atua no Complexo Penitenciário da Papuda. Nas redes sociais, parentes informaram que ele segue entubado. “Peço orações para que ele tenha forças para vencer o vírus”, publicou a mulher dele no perfil do marido.

A Secretaria de Segurança Pública divulgou ontem que acompanha 222 casos de coronavírus em penitenciárias, sendo que 69 são infecções de policiais penais. Alguns testes positivos aguardam contraprova, o que pode diminuir o número, e 25 exames mostraram recuperações de internos e servidores. A pasta ressaltou que intensifica as medidas de combate à Covid-19. No site da secretaria, há uma lista com 27 ações de prevenção e controle da doença tomadas nas últimas semanas, como a utilização de dois blocos dos novos Centros de Detenção Provisória (CDPs), com 400 vagas, para o tratamento e a quarentena de presos, e o contato dos advogados com os clientes por videoconferência.

Familiares de presos reclamam da falta de máscaras e álcool em gel. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) informou que não há falta de materiais de limpeza e de proteção nas unidades e que foram fornecidos 10,5 mil pacotes de 100 unidades de máscaras faciais descartáveis aos detentos e funcionários, além de 2.640 frascos de 450g de álcool em gel 70% e 35 galões de 5l de álcool em gel 70%.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags