Cidades

DF tem mais de 22 mil casos de dengue e 14 mortes pela doença

Boletim epidemiológico foi divulgado pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (1°/5). Ceilândia concentra o maior número de ocorrências com 2.742 casos

Correio Braziliense
postado em 02/05/2020 12:18
Até a primeira quinzena de abril o DF registrou 22.090 casos de dengueOs casos de dengue no Distrito Federal ultrapassam os 22 mil. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (1º/5), até 18 de abril, foram notificados 22.090 ocorrências prováveis da doença. Um aumento de 76,76% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 12.497.
 
No entanto, o número de mortes é menor em relação a 2019. Até primeira quinzena de abril foram 14 óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, 17 pessoas morreram por complicações da doença. 

A região com mais registros é Ceilândia, com 2.742 notificações prováveis e três óbitos. Gama teve 2.373  ocorrências; Santa Maria, 1.921; e  Guará, 1.326, as três registraram duas mortes. Sobradinho II apresentou 1.482 casos, Samambaia (1.347), Sobradinho I (1.020), Riacho Fundo II (213) e Fercal (181), cada uma teve uma morte confirmada da doença. 

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Hage, o aumento da incidência no DF é esperado até meados de maio, devido ao período de chuvas acentuadas que, alternado com os dias de sol, propicia a proliferação do vetor. Além disso, de acordo com ele, no DF há a predominância da dengue tipo 1, que se espalha com mais intensidade, porém com menor letalidade.

Ações

Com o intuito reduzir a quantidade de casos de dengue, o Governo do Distrito Federal tem feito diversas ações nas regiões com maiores incidências. Foram retiradas carcaças de veículos nas vias, como forma de diminuir o foco do mosquito Aedes aegypti. Carros de fumacê também estão sendo utilizados diariamente. 

A atenção no tratamento foi ampliada com a instalação das tendas de hidratação nas Unidades de Pronto Atendimento. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags