Cidades

Nutricionistas ensinam receitas para fortalecer o sistema imunológico

Além disso, uma boa alimentação melhora a qualidade de vida nesses tempos de isolamento social

Correio Braziliense
postado em 03/05/2020 06:00
Além disso, uma boa alimentação melhora a qualidade de vida nesses tempos de isolamento socialA pandemia afetou diretamente o comportamento social na capital, e atitudes saudáveis passaram a ser um dos principais focos para ajudar na prevenção do novo coronavírus. Atividades físicas em locais restritos e alimentação balanceada são algumas das práticas adotadas pelos brasilienses. Durante o período, nutricionistas relataram maior procura no número de clientes com interesse em comer melhor e fortalecer a defesa do organismo contra o vírus. Isso porque a prática ajuda no fortalecimento da imunidade, aspecto importante para se evitar a Covid-19.

A infectologista Ana Helena Germoglio explica que um organismo nutricionalmente saudável a longo prazo, tem mais chances de responder melhor a quadros infecciosos. “A imunidade é formada por um conjunto de fatores, em que a alimentação balanceada entra como pilar acessório contra infecções por quaisquer micro-organismos. Para aqueles que ainda têm maus hábitos alimentares, nunca é tarde para começar: evite alimentos processados, reduza sal, gordura e açúcar, aumente a quantidade de frutas, verduras e legumes e procure fazer refeições em horários regulares e rotineiros”, aconselha.

A infectologista, porém, chama atenção para a inexistência de alimentos milagrosos e curas alimentares “A verdade é que, infelizmente, nem alho nem vinagre nem o limão... nem qualquer outro alimento ou vitamina tem o mágico poder de combater ou eliminar o novo coronavírus. O alimento funciona como um complemento do restante dos hábitos de vida. Pouco adianta eu me alimentar bem se eu sou tabagista, sedentário ou tenho más noites de sono”, explica.

Por isso, o foco não deve ser na aparência ou corpos perfeitos, mas em uma alimentação rica em nutrientes. “Este não é o momento de focar em perda de peso. Não faça restrições calóricas extremas, não corte o consumo de carboidratos e muito menos adote dietas ‘da moda’. Atitudes como essas podem fazer com que a imunidade piore e que você apresente deficiências nutricionais”, explica a nutricionista esportiva Valesca Trapp.

A especialista dá dicas para se manter saudável durante o isolamento social. “Em períodos como o que estamos vivendo, é muito importante que saibamos escolher o que consumir, como preparar e higienizar, e principalmente o que não restringir”, define. A principal recomendação é dar preferência a uma alimentação mais saudável, rica em fibras, legumes e frutas. “Isso porque os nutrientes dos alimentos ajudam na melhor absorção de vitaminas e minerais”, explica Valesca.

A estudante Gabriela Sarpi, 24 anos, tem buscado melhorar os hábitos alimentares durante a quarentena para fortalecer o organismo. “Eu procurei comidas mais saudáveis, justamente por conta da imunidade. Como minha mãe é grupo de risco, por ser imunossuprimida, fiquei preocupada de trazer qualquer coisa da rua para casa, quando preciso sair para o mercado, por exemplo”, conta. Ela segue um ritual alimentar todos os dias. “Durante a manhã eu tomo vitamina C ou um limão espremido. Durante as refeições do dia, também passei a comer mais proteína, porque estou fazendo exercícios. Antes eu não tinha costume de jantar e agora faço uma refeição mais reforçada de noite”, conta. “Foi a primeira vez que eu mudei a alimentação visando a saúde, em vez de medidas estéticas. Isso influenciou de uma maneira positiva na minha vida”, acrescenta.

Equilíbrio

Durante o isolamento social, é normal sentir ansiedade e descontar os sentimentos na comida. Por isso, a nutrição corporal não deve ser rígida e severa. “A gente nunca foi educado em relação a se alimentar. Existe uma imposição que você tem que seguir uma dieta. Mas a verdade é que as pessoas apenas devem ter autonomia com as escolhas alimentares delas. Não devemos hierarquizar os alimentos nesse momento, ou seja, colocar alguns em um pedestal e linchar outros. A proibição piora a relação com a comida. Não podemos gerar restrições para as pessoas e, sim, conscientizá-las. Todos os alimentos podem fazer parte da nossa vida”, explica o nutricionista Victor Hugo Machado.

Por isso, “é importante criar um equilíbrio que você possa se permitir comer alimentos ‘não saudáveis’, mas não em excesso”, explica o nutricionista. Alimentos como açúcar e temperos industrializados em grande quantidade podem ser prejudiciais. “Se você é uma pessoa que sempre teve uma alimentação rica em açúcar, talvez seja a hora de mudar os hábitos”, aconselha Victor Hugo. “É um momento de desempacotar menos e descascar mais”, define.

Foi o que a estudante Cecília Almeida fez. Passou a cozinhar mais em casa e a consumir mais vegetais e hortaliças. “É importante para mim, porque mesmo cuidando da minha cabeça e corpo, às vezes a situação toda me deixa ansiosa, acabo comendo algumas coisas como doce e fritura. Nunca me senti culpada, muito menos agora. Acho que o que mais mudou na minha cabeça desde o começo da dieta foi parar de me penalizar por comer o que eu gosto. Isso ajuda demais, tanto a manter o foco quanto a equilibrar as refeições”, relata.



Dicas dos nutricionistas

Panqueca integral com recheio de frango 

Ingredientes da massa
» 2 xícaras de farinha de trigo integral
» 2 xícaras de leite ou água
» 2 ovos grandes
» 2 colheres de sopa de azeite
» 1 pitada de sal

Modo de preparar
» Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa lisa e homogênea.
» Utilize uma frigideira antiaderente (não precisa passar óleo, porém coloque a massa com a frigideira quente, assim não gruda).
» Com o auxílio de uma concha, despeje a massa no centro da frigideira e com movimentos circulares espalhe a massa em toda a superfície. Vire para assar os dois lados e reserve.

Ingredientes do recheio
» 3 xícaras de frango cozido e desfiado
» ½ xícara de milho
» 2 colheres de sopa de azeitona picada
» 1 xícara de cenoura ralada
» 2 xícaras de molho de tomate
» 1 colher de sopa de linhaça
» 2 colheres de sopa de cheiro verde
» 1 pitada de manjericão desidratado
» 1 pitada de sal (caso precise)
» 6 fatias finas de queijo mussarela cortadas ao meio (para utilizar na montagem)
» Molho de tomate e queijo ralado para finalizar o prato

Modo de preparar
» Misture todos os ingredientes do recheio em uma vasilha e vamos para a montagem.
» Em cada disco de panqueca coloque ½ fatia de queijo e 2 colheres de recheio, enrole e coloque em um refratário de vidro, cubra com molho de tomate e queijo ralado e leve ao forno para gratinar, apenas para derreter o queijo e aquecer as panquecas.
» Sugestão de acompanhamento: salada tropical com alface-roxa, alface-americana, repolho cortado fino, abacaxi ou melão picado, cebolinha, tomate-cereja e beterraba ralada.




Suco poderoso

Ingredientes
» 1 beterraba
» 1 maçã
» 2 cenouras
» 1 limão
» Água

Modo de preparo:
» Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Misture bem. Para aproveitar melhor as fibras dos alimentos, não use a peneira. Separe e guarde na geladeira enquanto bate no liquidificador, com a água, o limão, as cenouras e a maçã. Misture tudo. O ideal é tomar meia hora antes do café da manhã, em jejum.
Suco detox

Ingredientes
» 2 folhas de couve
» 1/2 talo de gengibre
» 2 rodelas de abacaxi
» 2 laranjas
» 1 punhado de agrião
» 250 ml de água

Modo de fazer
» Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida. A receita rende aproximadamente 1 litro.



Snack de grão-de-bico

Ingredientes
» Grão de bico cozido
» Azeite
» Pimenta-do-reino
» Páprica
» Sal a gosto

Modo de preparo
» Cozinhe o grão-de-bico por 5 minutos em panela de pressão. Após iniciar a fervura, escorra o grão-de-bico imediatamente e adicione os grãos em uma forma ou use o cesto da air fryer, coloque os temperos e misture bem. Asse em temperatura baixa (180ºC) até ficar crocante.


Panqueca proteica

Ingredientes
» 1 banana
» 1 ovo
» 1 colher de sopa de aveia
» Canela a gosto
» Pode ter 1 colher de café de cacau em pó

Modo de preparo
» Bata tudo no liquidificador ou mixer, coloque na frigideira até cobrir o fundo. Se necessário, faça outra camada.


Sorvete de fruta

Ingredientes:
» Banana congelada (1 unidade)
» Castanha de caju (10 unidades)
» Cacau em pó (1 colher de sopa)

Modo de preparo:
» Em processador de alimentos, bata todos os ingredientes até formar um creme, deixe em congelador por 3 horas e sirva.

Obs: Varie as frutas, faça combinações


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags