Com céu claro e de poucas nuvens, o sol deve predominar em todo o Distrito Federal neste domingo (3/5). Uma boa oportunidade para colocar a produção de vitamina D em dia, na varanda de casa ou no quintal. Para aqueles que moram em apartamento, uma alternativa é separar uma cadeira junto à janela para ficar uns dez minutinhos no sol.
Mesmo no isolamento social, especialistas afirmam é importante manter uma rotina de curta exposição à luz solar para ajudar o corpo a manter o sistema imunológico com bom funcionamento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 30°C. A mínima registrada foi de 10°C.
A umidade relativa do ar varia entre 95% e 25%, com o clima mais seco no período da tarde. Por isso, lembre-se de se hidratar e tomar bastante água.
Ao Correio, especialistas orientam a melhor de repor a vitamina D no corpo. Confira as dicas das doutoras Marcela Moraes Mendes e Patrícia Borges Botelho:
- A recomendação é que pelo menos os membros superiores sejam expostos ao Sol, de 15 a 20 minutos, próximo a uma janela ou no quintal da casa
- Um bom horário para exposição segura ao Sol para produção da vitamina D é entre 10h e 11h
- A janela deve estar aberta, pois os raios UVB, que são os responsáveis pela conversão da vitamina D na pele, não ultrapassam o vidro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.