Cidades

Nova tendência de consumo

Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 04:15

Quem também identificou novas tendências de consumo neste período foi Isabela Alvares, 23. A jovem produz doces e bolos em casa e faz entregas. Tudo começou quando ela resolveu juntar dinheiro para comprar um celular. A confeitaria se provou uma boa aposta para isso e, agora, o delivery não para durante a quarentena. “O início foi até engraçado. Eu queria um celular novo e vi que, se eu vendesse doces, talvez poderia ter um”, conta.

“Sem saber se daria certo, aprendi as receitas no YouTube e anunciei os produtos na internet. Cheguei a vender mais de 150 ovos de Páscoa e comprei o aparelho que era meu sonho”, lembra. “Depois, vi que, se eu tinha conseguido alcançar aquele desejo de consumo, conseguia também ter uma renda a partir disso”, relata. 

Isabela passou a movimentar mais o Instagram que criou para o negócio, o @supremo.doce, incluir mais pessoas no empreendimento para dar conta das demandas e dar atenção aos pedidos pelo WhatsApp.

“As vendas dobraram com esse isolamento, acredito que porque as pessoas estão mais ansiosas e o doce alivia isso. Fazemos pronta-entrega nas quintas-feiras e nos sábados, e chegamos a produzir mais de 1.500 produtos por dia”, comemora. Ela dá uma dica primordial para quem deseja aproveitar este momento para conseguir uma renda: conhecer as próprias possibilidades. “É preciso pensar no que a pessoa sabe fazer e investir naquilo, porque precisamos ter um ponto de partida, começar, ir sem medo. Se a pessoa gostar do que se propõe a fazer, não vai se arrepender e pode ter sucesso”, afirma. 



Dicas
 
Quatro mandamentos financeiros
 
A consultora financeira Catharina Sacerdote explica como começar ou ampliar as possibilidades de negócios durante a quarentena. 

O ponto inicial para todo negócio ainda é o planejamento. Avalie quem é o cliente, qual é o produto, por qual preço ele deve ser vendido para atender às necessidades da empresa e como irá vendê-lo. Há muitas demandas novas nascendo, como atendimentos específicos em casa, entrega de serviços, produção de sites, gerenciamento de redes. O empreendedor pode avaliar o ponto forte que possui e oferecer parceria com outros estabelecimentos que não estão preparados para isso;

Do ponto de vista das finanças, quem não tem uma reserva pode fazer um ajuste no orçamento, renegociar as dívidas que forem possíveis, mesmo aquelas que estão em dia, para que possa existir um respiro nas contas, e ter um pouco de dinheiro que possa ser reservado para investir na produção e, assim, manter o negócio vendendo durante o período;

O empreendedor pode buscar as linhas de crédito que estão sendo oferecidas com taxas especiais de juros. No entanto, antes disso, é preciso fazer o exercício de planejar os custos e a previsão de receita. É bom ter em mente que vender é uma prioridade no momento;

Para os prestadores de serviços, oferecer vouchers ou kits por assinatura para que o cliente utilize o serviço no futuro também é uma maneira de vender neste momento. Repare que tudo permeia o planejamento, já que é preciso ter um equilíbrio de serviços oferecidos na pandemia e no período pós-pandemia, para que a situação não afete demais o faturamento futuro.
 
 
 
 


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