Cidades

Ministério Público recomenda que GDF divulgue dados referentes à Covid-19

O órgão recomendou que a Secretaria de Saúde revele dados como a quantidade de leitos, de profissionais de saúde, de equipamentos de proteção individual (EPI), de casos suspeitos, de óbitos e de exames realizados para o diagnóstico da Covid-19

Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 15:44
A Secretaria de Saúde tem até 48h para responder à solicitaçãoO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu acesso a todos os dados referentes ao novo coronavírus. A recomendação do órgão é de que a Secretaria de Saúde divulgue no site coronavirus.df.gov.br todas informações referentes ao combate da Covid-19. A pasta tem até 48h para responder à solicitação. 
 

Saiba Mais

O MPDFT pede que o Governo do Distrito Federal (GDF) revele a quantidade de leitos, de profissionais de saúde, de equipamentos de proteção individual (EPI), de casos suspeitos, de óbitos e de exames realizados para o diagnóstico do coronavírus. Segundo a recomendação, a divulgação deve ser feita “de forma célere, fidedigna e sem omissão de dados”. 
 
De acordo com o MPDFT, o objetivo da recomendação é que o Executivo dê transparência às informações relacionadas à Covid-19. O órgão pede detalhamento dos números, como quantos leitos de UTI existem e em quais unidades de saúde, e quantos profissionais de saúde, por categoria e lotação, estão na linha de frente do combate ao vírus. 

Transparência

MPDFT ainda ressaltou que a Open Knowledge Brasil (OKBR), organização sem fins lucrativos e apartidária, desenvolveu o Índice de Transparência da Covid-19 para avaliar a qualidade dos dados relativos ao coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Esse índice é medido em uma escala de 0 a 100, em que o menor valor é atribuído à região menos transparente. O DF ocupa a 6ª colocação, com 81 pontos. 
 
Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags