Cidades

Servidores da secretaria de Saúde fazem teste para Covid-19

Dos testes realizados, 441 deram negativo. Outras 800 pessoas ainda serão testadas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/05/2020 12:15
Testes rápidos foram feitos para traçar u perfil epidemiológico de quem trabalha diretamente com os pacientesServidores da Central de Regulação da Secretaria de Saúde fizeram o teste para o novo coronavírus nesta terça-feira (5/5). Todos os 441 testes realizados apresentaram resultado negativo. Ao todo, 800 pessoas serão testadas.

Entre o grupo dos profissionais testados estão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Transplantes, que têm contato direto com pacientes.

Para o diretor do Complexo Regulador, Petrus Sanchez, ;é extremamente necessário testá-los pois eles lidam diariamente com pessoas que apresentam sintomas, com pacientes suspeitos, confirmados ou assintomáticos. O teste é simples, rápido e por drive-thru obedecendo todas as normas de segurança;, observa.

[SAIBAMAIS]Segundo o diretor, será aberta uma segunda etapa da testagem para os servidores que não puderam comparecer, seja por compromissos pessoais ou por estarem em serviço. ;Montamos um posto médico para acompanhar os possíveis casos positivos que apareçam para que possamos dar a assistência aos servidores;, diz Sanchez.

Famílias

O condutor socorrista do Samu Welinson Menezes avalia que a testagem traz segurança para ele, para os colegas, e para os familiares quando retornarem para suas casas. ;Embora cercados de cuidados, usando equipamentos de proteção individual completos (gorro, capotes e máscaras), é importante fazer o teste para não levar a doença para quem mais amamos;, explica.

Para o diretor do Samu, Alexandre Garcia, a ação da Secretaria de Saúde serve para ter uma noção do quanto os servidores estão expostos. ;O teste dará uma ideia epidemiológica quanto aos cuidados que devemos tomar em relação ao uso dos equipamentos de proteção individual e da higienização das mãos;, completa.

* Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação