Cidades

Comerciante recebe contas de energia de mais de R$ 900 com a loja fechada

Valor foi contabilizado de acordo com a média de consumo dos últimos meses. CEB afirma que as contas serão ajustadas na próxima medição

O comércio de Carlos Brito, 61 anos, na Asa Sul está com as portas fechadas há mais de um mês, em cumprimento à determinação do Governo do Distrito Federal para o combate à disseminação da covid-19. Porém, a conta de energia do estabelecimento assustou o empresário. As cobranças vieram no valor de mais de R$ 900, mesmo no período em que a loja ficou sem funcionar. 

“Eu não abro a loja desde março e comecei com o delivey há apenas oito dias. Em abril, a conta veio em um valor muito alto, mesmo com a loja fechada. A justificativa da Companhia Energética de Brasília (CEB) foi justamente o estabelecimento estar fechado, portanto o valor veio da média dos últimos meses”, detalhou Carlos. 

Para a situação não se repetir no mês seguinte, no dia da leitura da energia, o comerciante afirma que ficou o tempo inteiro na loja para abrir as portas quando o funcionário da CEB viesse, porém ele não compareceu enquanto o empresário estava presente. “Já vieram duas contas sem a medição, com o valor calculado pela média”, reclamou. “Quero justiça, quero pagar pelo o que eu consumir”, completou. 

A CEB informou, por meio de nota oficial, que o procedimento de calcular o valor da conta de acordo a média dos últimos meses é um padrão adotado para quando o profissional não consegue ler o medidor. “Nos casos em que o medidor de energia não está voltado para a rua ou quando o cliente se recusar a deixar o leiturista verificar o consumo, os profissionais estão orientados a faturar pela média do consumo, conforme estabelecido na Resolução Normativa nº 878/2020-Aneel e Resolução Normativa nº 414/2010-Aneel", detalhou na nota.

Os clientes faturados pela média nesse período terão as contas ajustadas automaticamente na próxima medição, segundo a companhia. “Uma opção para quem quiser que a medição seja feita, é verificar a data da próxima leitura informada na conta do mês anterior e também disponível nos canais digitais da CEB, e aguardar o leiturista para fazer a verificação”, completa. Caso o profissional não compareça na data determinada, a empresa orienta os clientes a entrarem em contato com o teleatendimento da CEB (116).