Cidades

Comerciante recebe contas de energia de mais de R$ 900 com a loja fechada

Valor foi contabilizado de acordo com a média de consumo dos últimos meses. CEB afirma que as contas serão ajustadas na próxima medição

Correio Braziliense
postado em 06/05/2020 19:55
Valor foi contabilizado de acordo com a média de consumo dos últimos meses. CEB afirma que as contas serão ajustadas na próxima mediçãoO comércio de Carlos Brito, 61 anos, na Asa Sul está com as portas fechadas há mais de um mês, em cumprimento à determinação do Governo do Distrito Federal para o combate à disseminação da covid-19. Porém, a conta de energia do estabelecimento assustou o empresário. As cobranças vieram no valor de mais de R$ 900, mesmo no período em que a loja ficou sem funcionar. 

“Eu não abro a loja desde março e comecei com o delivey há apenas oito dias. Em abril, a conta veio em um valor muito alto, mesmo com a loja fechada. A justificativa da Companhia Energética de Brasília (CEB) foi justamente o estabelecimento estar fechado, portanto o valor veio da média dos últimos meses”, detalhou Carlos. 

Para a situação não se repetir no mês seguinte, no dia da leitura da energia, o comerciante afirma que ficou o tempo inteiro na loja para abrir as portas quando o funcionário da CEB viesse, porém ele não compareceu enquanto o empresário estava presente. “Já vieram duas contas sem a medição, com o valor calculado pela média”, reclamou. “Quero justiça, quero pagar pelo o que eu consumir”, completou. 

A CEB informou, por meio de nota oficial, que o procedimento de calcular o valor da conta de acordo a média dos últimos meses é um padrão adotado para quando o profissional não consegue ler o medidor. “Nos casos em que o medidor de energia não está voltado para a rua ou quando o cliente se recusar a deixar o leiturista verificar o consumo, os profissionais estão orientados a faturar pela média do consumo, conforme estabelecido na Resolução Normativa nº 878/2020-Aneel e Resolução Normativa nº 414/2010-Aneel", detalhou na nota.

Os clientes faturados pela média nesse período terão as contas ajustadas automaticamente na próxima medição, segundo a companhia. “Uma opção para quem quiser que a medição seja feita, é verificar a data da próxima leitura informada na conta do mês anterior e também disponível nos canais digitais da CEB, e aguardar o leiturista para fazer a verificação”, completa. Caso o profissional não compareça na data determinada, a empresa orienta os clientes a entrarem em contato com o teleatendimento da CEB (116).

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