Cidades

Shoppings começam a testar equipamentos para medir temperatura de clientes

O equipamento detecta pessoas com temperatura corporal alta em meio a aglomerações

Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 19:30
Um dos testes de câmeras termográficas ocorreu nesta quinta-feira (7/5), no Terraço ShoppingShoppings do Distrito Federal começam a testar equipamentos para medir a temperatura de clientes no momento do acesso aos estabelecimentos comerciais. A medida deve se tornar obrigatóriaassim que o Governo do DF liberar a reabertura do comércio na capital, fechado por força de decreto que tem por objetivo evitar contaminações pelo coronavírus.
 
Um dos testes de câmeras termográficas ocorreu nesta quinta-feira (7/5), no Terraço Shopping. O equipamento identifica pessoas com temperatura corporal acima de 36.5 °C, por meio de raios infravermelhos, e também indivíduos sem máscaras em locais de grande aglomeração. Na próxima segunda-feira (11/5), o produto será testado no Aeroporto Internacional de Brasília. 
 
O empresário Paulo Octávio, responsável pela administração do shopping, afirma ter gostado dos resultados e informou que está em negociação com a empresa que vendo o equipamento para instalar em todas as unidades do grupo PaulOOCtávio no DF. “Com isso nós podemos dar segurança aos frequentadores, clientes e lojistas, porque já detectamos na entrada do estabelecimento pessoas sem usar máscaras ou com a temperatura acima do que seria razoável”, observa.

Como funciona 


A Setec, empresa responsável por trazer a tecnologia ao DF, adquiriu, inicialmente, um lote de 200 HikVision, nome dado a esse equipamento. Segundo o diretor e fundador da Setec, Agenor Netto, as medições da HikVision são muito rápidas. “Com o equipamento, medem-se 1.800 pessoas por minuto, sem que o indivíduo pare, perceba ou tenha contato com a câmera. Há um dispositivo embutido no produto que gera um alerta para quem estiver com a temperatura corporal elevada ou sem máscara”, explica Agenor.

O registro termográfico identifica quais áreas são mais quentes ou frias, de acordo com uma padronização com margem de erro de 0,5 graus. Os tons frios (verde/azul) indicam temperaturas baixas, enquanto as quentes (laranja/vermelho) sinalizam temperaturas mais elevadas. 

Saiba Mais

 
Medidas de prevenção são essenciais


De acordo com o diretor geral do Hospital de Base (HBDF), o infectologista Julival Ribeiro, identificar a presença de febre no indivíduo não significa diagnosticar o coronavírus, pois esse sintoma pertence a diversas doenças. O infectologista reforça a importância do uso de máscara e o distanciamento de dois metros a fim de evitar o contágio e a transmissão do vírus.
 
“A recomendação é que todo mundo use máscara, evite aglomerações e mantenha a distância mínima de 2 metros de outras pessoas. A aferição de temperatura é apenas uma triagem”, afirma o médico. 

No protocolo de reabertura shoppings centers no Brasil, da Associação Brasileira de Shoopings Centers (Abrasce), consta a advertência de utilizar termômetros manuais para aferir temperatura dos funcionários e clientes que ingressarem no shopping. "Quem estiver com temperatura acima de 37,2° e/ou mostrar sintomas de gripe/resfriado será orientado a buscar ajuda médica”, completa o documento.
 
A orientação oficial do Ministério da Saúde é para que, em caso de sintomas como aqueles da gripe - tosse, febre, coriza, entre outros - se evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em isolamento domiciliar por pelo menos 14 dias. A orientação da pasta é só procurar um hospital de referência se estiver com falta de ar.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags