Cidades

Início da cobrança de multa para quem não usar máscara é mantido

A partir de segunda-feira (11/5), cidadão que descumprir a exigência de usar máscara ao sair de casa pode receber multa de pelo menos R$ 2 mil

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha decidiu, nesta quinta-feira (7/5), ampliar até 18 de maio o prazo de reabertura do comércio local. Apesar do adiamento, a fiscalização do uso de máscaras pela população se mantém, e começará na próxima segunda-feira (11).

A determinação do uso do equipamento de proteção foi publicada ainda em abril, e está em vigor desde 30 de abril. A cobrança de multa para quem descumpri-la, no entanto, só passa a valer a partir da semana que vem.
 
A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), e informa que o uso é obrigatório em todos os espaços públicos, vias, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no âmbito do DF.

Caso haja descumprimento da norma, o cidadão cometerá crime de infração de medida sanitária, e pode receber multa de pelo menos R$ 2 mil.