Cidades

Covid-19: presos transferidos para a Papuda ficarão em bloco exclusivo

A medida começa a valer a partir desta sexta-feira (8/5). A nova ala tem 200 vagas e faz parte da nova estrutura dos Centros de Detenção Provisória do presídio

Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 18:25
Na foto o presídio da Papuda.A partir desta sexta-feira (8/5), os detentos que forem transferidos para cumprimento de prisão no Complexo Penitenciário da Papuda passarão a ser alocados em um novo bloco, que é exclusivo para a quarentena. O espaço tem 200 vagas e faz parte da estrutura dos novos Centros de Detenção Provisória (CDPs) do presídio, que será inaugurado completamente ainda neste ano. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a área de quarentena integra um dos blocos abertos nesta quinta-feira (7). Um dos espaço será para manter os atuais internos da Papuda que estão contaminados pelo novo coronavírus. O segundo será para alocar os detidos da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), no Complexo da Polícia Civil, no Parque da Cidade.

O bloco que receberá os novos internos tem 200 vagas e é importante para evitar a disseminação da covid-19 dentro do presídio. Esses homens passarão por um período de quarentena antes de serem integrados à população carcerária. Anteriormente, o isolamento durava 14 dias, mas foi estendido para 21 dias, como explica o subsecretário do Sistema Penitenciário, Adval Cardoso. 

“Intensificamos as medidas na entrada dos novos presos para o Sistema. Ao chegar, todos passam por uma triagem, realizada por equipe composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área, como já ocorre no Centro de Detenção Provisória (CDP) e Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). Finalizando o período, os presos serão realocados no Centro de Detenção Provisória antigo, juntos dos demais internos”, explica. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres, o bloco que agregará os presos de quarentena ganhará mais vagas. “Após a inauguração completa da obra, serão criadas 3,2 mil novas vagas distribuídas em dezesseis módulos de vivência mais modernos e com capacidade para 200 internos cada um. Como a obra está muito adiantada, foi possível antecipar a utilização das dependências e destinarmos o espaço para o período a ser respeitado, antes dos presos serem colocados junto da massa carcerária”, esclarece. 

Semanalmente, cerca de 130 custodiados são transferidos. Antes da nova medida de prevenção ao novo coronavírus no sistema carcerário, a transferência era direta: os presos saíam do DCCP direto para o CDP, espaço onde abriga os internos recém-chegados ao sistema penitenciário.
 
No caso das mulheres, elas também são separadas das demais detentas, dentro da PFDF — não há nenhum caso confirmado da doença no local. 

Presos em tratamento

Nesta quinta-feira (7), o segundo bloco inaugurado pela SSP-DF dentro da Papuda começou a receber os presos que estão em tratamento em decorrência da contaminação pela covid-19. Os internos que estão com a suspeita de infecção também foram alocados nesse espaço.

Este bloco também conta com 200 vagas. Apenas os reeducandos que não estão com quadro de saúde grave foram encaminhados para o novo bloco. O deslocamento foi feito pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), grupo de elite da Sesipe. 

Ainda de acordo com a SSP-DF, a transferência dos internos começou pela Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), onde há maior número de contaminados. “Nenhum interno acometido pela doença, ou com suspeita, permanecerá nos demais presídios. Esta é mais uma medida para conter a contaminação no ambiente carcerário”, acrescenta o subsecretário Adval Cardoso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags